//SAÚDE// Anna Cintra ameaça deixar de atender pacientes da região



Os secretários de Saúde das cidades do Circuito das Águas Paulista vão se reunir nesta quinta-feira, 3 de março, com representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) VII, de Campinas, para discutir a ameaça feita pela direção da Santa Casa Anna Cintra, de Amparo, de deixar de atender pacientes da região.

Essa possibilidade foi levantada em comunicado público assinado pela equipe de intervenção do hospital regional. Nele, é informado que 34% do total de atendimentos feitos pela Santa Casa Anna Cintra "são de pacientes vindos de outras cidades, principalmente da região do Circuito das Águas Paulista". 

A nota diz ainda que a prefeitura de Amparo, que interveio na administração do hospital, depois de constatar inúmeras irregularidades em sua gestão e a ocorrência de um déficit mensal em torno de R$ 800 mil, tem pedido ao governo do Estado verba para "ajudar no custeio aos atendimentos de pacientes vindos de diversas cidades da região". Segundo o comunicado da equipe de intervenção, "os atuais recursos enviados são insuficientes para custear a alta demanda regional".

Os interventores da Santa Casa Anna Cintra deram prazo até abril para que a demanda seja resolvida. Caso contrário, a instituição, segundo o comunicado, "terá que rever o seu atendimento aos pacientes oriundos de outras cidades, uma vez que os recursos recebidos do governo do Estado, atualmente para essa finalidade, são insuficientes".

A prefeitura de Serra Negra, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a Santa Casa Anna Cintra é um hospital regional, "ou seja, tem a competência de atender os municípios da região", e que cabe ao DRS VII "levar o teto financeiro de cada município alocado na Anna Cintra para qualquer outro local, seja Bragança, Campinas, Jaguariúna etc..." Dessa forma, explica, é "o DRS VII que vai pactuar com outros hospitais para serem referência de Serra Negra e municípios da região".





Comentários