//PANDEMIA// Doria libera máscaras; Serra Negra tem mais uma morte



O uso de máscaras de proteção facial não é mais obrigatório em nenhum ambiente, com exceção do transporte público e locais destinados à prestação de serviços de saúde, segundo decreto do governo do Estado, seguido pela prefeitura de Serra Negra.

“Recebi uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse o governador João Doria.

O uso das máscaras agora é opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula e academias, entre outros. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada pelo governador no dia 9 deste mês.

A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no Estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.

Entre as análises também foi considerado que após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva. Pela sexta semana seguida há quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.

Mais uma morte 

em Serra Negra

O boletim da prefeitura publicado na quinta-feira, 17 de março, nas redes sociais, informa a morte de mais um morador de Serra Negra, vítima da covid-19, um homem de 61 anos, com comorbidade, que estava internado em hospital fora do município.

No total, 106 pessoas residentes de Serra Negra morreram de covid-19 desde o início da pandemia. A doença contaminou 5.153 serranos. Atualmente não há nenhum paciente da cidade sob internação hospitalar e seis se encontram em isolamento domiciliar. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)




Comentários