//FERNANDO PESCIOTTA// Letargia



Num mundo cada vez mais veloz e complexo, governos e corporações precisam de planejamento, agilidade e capacidade de reação.

Diante das mudanças globais provocadas pela invasão da Ucrânia, governos e empresas reagem. A Alemanha ampliou o orçamento militar, a Inglaterra impõe esforços, o Japão busca alternativas comerciais.

O presidente dos EUA, Joe Biden ampliou as medidas de estímulo para sustentar a recuperação da economia. Prevê investimento bilionário em infraestrutura e distribuição gratuita de medicamentos para quem testar positivo para covid, de forma a assegurar a força de trabalho sem prejuízo da saúde dos cidadãos.

O anúncio de Biden teve o propósito de elevar a confiança dos norte-americanos num momento de aumento das incertezas.

Nunca se viu um pronunciamento de Bolsonaro para estimular a confiança dos brasileiros.

Por aqui, o PIB de 2021 a ser divulgado nesta sexta-feira (04) deve confirmar certo desânimo.

Economistas avaliam que a alta inflação, baixo crescimento da renda e piora nas condições de crédito significam perda do poder de compra das famílias.

As tensões na Europa são elemento adicional nas análises, por trazerem pressão inflacionária e piora fiscal. É dado como certo que alta de preço do trigo, petróleo e produtos agrícolas contribuirão para a piora da economia.

Porém, Bolsonaro esteve muito ocupado no carnaval para pensar em como contrapor à piora do cenário. A praia é estressante.

Paulo Guedes aproveitou o carnaval para um tour pelos EUA. Lá teve uma brilhante ideia: isentar investidores estrangeiros de pagar Imposto de Renda. Vai resolver todos os nossos problemas.  

------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários