//ECONOMIA// Serra Negra recebe classificação "B" no novo Mapa do Turismo Brasileiro


Serra Negra foi classificada na categoria B do novo Mapa do Turismo Brasileiro, preparado pelo Ministério do Turismo, que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades, distribuídas em 322 regiões turísticas, foram incluídas no mapa.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior do mapa. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.

O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Essa categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Segundo o mapa, Serra Negra tem 45 estabelecimentos de hospedagem, emprega 739 pessoas no setor, com previsão de receber 167 mil visitantes domésticos e 978 internacionais neste ano. A estimativa de arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagem é de R$ 9,4 milhões. 

Depois da abertura do Sistema de Informações do Mapa do Turismo, no início de fevereiro, a Bahia foi o primeiro Estado a concluir o processo de inclusão de informações e de homologação dos cadastros. O Estado com o maior número de municípios validados é Minas Gerais, com 567 registros. Em São Paulo, 140 municípios fazem parte do mapa.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Esse credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, deve comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Neste ano, foi adicionado na plataforma um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”. O objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que contribuirá para melhor definição e desenvolvimento das políticas públicas.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os Estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no mapa. Após a inclusão, este cadastramento tem validade de um ano.



Comentários