//PANDEMIA// Cidade vacinou menos de 1 mil crianças; escolas municipais não exigem imunizante



Serra Negra vacinou 959 crianças de 5 a 12 anos até o dia 7 de fevereiro. A prefeitura não informa, no entanto, qual é o porcentual vacinado em relação ao total de crianças dessa faixa etária no município.

A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura, em resposta a uma série de questionamentos sobre a vacinação infantil no município enviada pelo Viva! Serra Negra.

A Secretaria Municipal de Saúde não tem previsão ainda de quanto tempo será necessário para vacinar todas as crianças dessa faixa etária da cidade. “Não há previsão. As vacinas estão disponíveis, mas depende da iniciativa dos pais em levar as crianças. Espera-se que o quanto antes seja possível atingir 100%”, informa.

A prefeitura também ainda não tem informação sobre o porcentual de pais que têm rejeitado a vacinação e que não pretendem vacinar seus filhos. “As vacinas estão disponíveis, mas depende da iniciativa dos pais em levar as crianças. Espera-se que o quanto antes seja possível atingir 100%”, acrescenta a nota enviada pela assessoria de imprensa.

Com o objetivo de estimular a vacinação e facilitar o acesso dos pais aos locais de vacinação, a prefeitura vem realizando eventualmente vacinação nos fins de semana, além de oferecer horários alternativos.

Os pais tiveram oportunidade de vacinar seus filhos, por exemplo, na unidade de saúde Firmino Cavenaghi, entre sexta-feira (11 de fevereiro) e domingo (13 de fevereiro), das 16 horas às 20 horas.

“A Secretaria de Educação tem incentivado os pais a levar os filhos matriculados em escolas municipais para vacinar. Nas redes sociais da prefeitura também estão sendo publicadas mensagens de incentivo à vacinação, seja por meio de depoimentos ou banners informativos”, informa a assessoria de imprensa.

As escolas da rede de ensino municipal de Serra Negra não vão exigir, por enquanto, a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 dos alunos.

“Não existe essa pretensão ainda. No momento a prefeitura conta com o bom senso dos pais e responsáveis”, informa a assessoria. “Vale destacar, no entanto, que no ambiente escolar são seguidos rigorosamente os protocolos sanitários”, acrescenta.

A regra de não exigir cartão de vacinação contra a covid-19 nas escolas municipais é diferente da do governo do Estado de São Paulo. As escolas da rede de ensino estadual, a partir do segundo bimestre, vão exigir a apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19. Os alunos sem imunização não podem ser impedidos de frequentar a escola, mas, sem a documentação, haverá uma notificação ao Conselho Tutelar. 



Comentários

  1. Falta de vontade e de interesse político. Ou a PMSN não tem o endereço dessas crianças? E por que não fez e não faz o mesmo com os que não completaram o ciclo vacinal? LEVE AS VACINAS ÀQUELES que se esqueceram ou não puderam ir tomar as doses necessárias à imunização.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.