//CIDADE// Valetas dificultam acesso ao Alto da Serra, dizem moradores

Uma das fotos enviadas à redação do Viva!: valetas dificultam acesso ao Alto da Serra


Moradores da cidade enviaram ao Viva! Serra Negra fotos de carros de turistas com dificuldades de subir até o Alto da Serra devido às valetas que se formaram em um trecho da rua em decorrência das intensas chuvas das últimas semanas.

Fotos similares circularam nas redes sociais da cidade no fim de semana. O trecho em que os carros sobem com dificuldade compreende parte da rua que administração municipal pretende asfaltar. Uma parcela da população, em especial profissionais da área ambiental e frequentadores do Alto da Serra, são contrários à pavimentação do local.

O Ministério Público recomendou à Prefeitura que se abstenha de "realizar, executar, autorizar e licenciar" qualquer atividade no Alto da Serra sem o prévio licenciamento ambiental e autorização da Cetesb, "sob pena da adoção de medidas judiciais cabíveis".

A Prefeitura não se manifestou oficialmente até agora sobre se pretende ou não acatar a recomendação. O Ministério Público enviou à Câmara Municipal cópia do ofício com a recomendação feita à prefeitura. O documento foi lido na íntegra pelo 1º secretário, Beraldo Cattini, na sessão do Legislativo, da semana passada, 7 de fevereiro.

Nenhum vereador comentou o documento ou cobrou da prefeitura um posicionamento em relação à recomendação feita pelo Ministério Público. O presidente da Câmara, César Augusto Borboni, o Ney, afirmou que os vereadores não se manifestaram porque até agora não foi protocolado nada no Legislativo referente ao asfaltamento do Alto da Serra.

"No dia que chegar o projeto, vamos querer todos os documentos referentes ao processo, inclusive da Cetesb”, afirmou. Ney informou ainda que a Câmara não solicitou nada à prefeitura sobre o assunto. “Então não há nada pendente.”

O presidente da Câmara considera o Ministério Público fez apenas uma recomendação à prefeitura e que não há nada oficial ainda. “Eu só trabalho com documentos. Acredito que o prefeito vai, sim, levar em consideração o Ministério Público. Acho que o dinheiro chegando ele vai providenciar os documentos e se precisar até mudar o projeto”, afirmou.

Frequentadores do Alto da Serra, que preferiram não se identificar, informaram que as valetas na rua que dão acesso ao local podem ser arrumadas com um simples trabalho de manutenção. 

“As valetas ficaram pior devido às chuvas e não houve manutenção”, afirmou um dos frequentadores do local. “O trecho é pequeno e o problema pode ser resolvido com um trator.” Segundo esse entrevistado, a falta de manutenção pode ser uma forma de a prefeitura tentar justificar a necessidade de asfaltamento do local. 



Comentários