//PANDEMIA// Prefeitura cancela Festival de Verão e fecha piscina, academia e quadras esportivas



A prefeitura de Serra Negra publicou, em seu site, nota oficial na qual elenca uma série de medidas que adotou para tentar frear a alta dos casos de covid-19 neste início de ano, que já colocou em isolamento domiciliar, até a sexta-feira, 7 de janeiro, 122 pacientes.  

Entre as medidas se destacam o cancelamento do Festival de Verão, que se estenderia até o fim de fevereiro de 2022, o fechamento da piscina e da academia municipal de ginástica, proibição da prática esportiva coletiva nas quadras, praças e represas, sejam competitivas ou não, e o cancelamento dos shows da Feira Cultural Noturna.

Em outro comunicado, a prefeitura informa que os números da Secretaria de Saúde do município mostram que 43,8% dos cidadãos confirmados com covid-19 entre os dias 1º e 6 de janeiro não estão com o ciclo vacinal completo, ou seja, não tomaram a primeira, a segunda ou a dose de reforço no prazo recomendado.

O informe explica que "estudos demonstram que a falta de vacinação ou atraso nas doses podem acarretar sintomas mais graves, quando contraído o vírus" e que "em Serra Negra, em 2022 já tivemos duas pessoas internadas por covid-19 no Hospital Santa Rosa de Lima", com sintomas mais severos.

O comunicado também pede para quem estiver apto, que se dirija ao posto de vacinação do Centro de Convenções Circuito das Águas Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

A íntegra da nota oficial sobre as medidas adotadas para conter a pandemia é a seguinte:

AVANÇO DAS CONTAMINAÇÕES PELO SARSCoV-2 - Nota à população

Praticamente em todo o país, e não diferente no Estado e no Município, está ocorrendo um avanço extremamente rápido dos casos de contaminação por Covid-19.

Face a isso, os Prefeitos dos Municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista (CICAP), acompanhados dos Secretários de Saúde e Secretários de Turismo, reuniram-se, virtualmente, no fim da tarde de quinta-feira 06/01, com o objetivo de juntos debaterem ideias a respeito do enfrentamento a pandemia.

Foi unânime entre os participantes a preocupação com o momento, especialmente pelo grande número de casos e a pressão exercida sobre os prontos-socorros e prontos-atendimento e seus respectivos profissionais. Ficou definida a elaboração de uma nota conjunta visando, principalmente, alertar a população e ao mesmo tempo solicitar a colaboração de todos para frear o avanço da COVID-19.

De pronto serão necessárias implementação de ações e medidas, que abaixo serão elencadas. São providências, por ora, que não envolvem restrições das atividades privadas, exceto aquelas que por ventura venham ser realizadas em áreas ou próprios públicos municipais, visando diminuir as aglomerações neste momento em que a pandemia cresce. Recomenda-se aos bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias, sorveterias, dentre outros serviços de alimentação o encerramento das atividades presenciais até no máximo 22h00, com mais uma hora de tolerância para encerramento de conta.

Ações / Medidas:

- Cancelamento do Festival de Verão, iniciado em 02 de Janeiro e que se estenderia até o final de Fevereiro de 2022;

- Fechamento das Piscina e Academia Municipal;

- Proibição da prática esportiva coletiva e que gerem aglomerações, nas quadras, praças e represas, sejam competitivas ou não;

- Cancelamento dos shows da Feira Cultural Noturna;

- Ações de orientação para uso de máscara e observação de distanciamento físico junto a população residente e turistas nas principais ruas do comercio e principais pontos turísticos;

- Ações de intensificação do monitoramento de casos confirmados e suspeitas para que se mantenham em isolamento, através da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal.

- Reforço na higienização e sanitização das ruas, praças, postos de saúde, rodoviária e outros locais;

- Dobra da capacidade de atendimento, com aumento de médico e de enfermagem na UAP do Alto das Palmeiras (Covidário);

- Reforço das equipes de vacinação no Centro de Convenções;

Outrossim, importante lembrar que é dever de todos, indistintamente, cumprir as recomendações dos órgãos de saúde, especialmente, utilizar máscaras, álcool gel, lavar bem as mãos, manter distanciamento físico, cumprir quarentena, se suspeito ou contaminado, vacinar-se, dentre outras.

Espera-se com estas medidas e colaboração de todos, diminuir a circulação do vírus e por conseguinte o avanço da contaminação, a fim de que não sejam necessárias outras providências mais severas e restritivas.



Comentários