//PANDEMIA// Prefeitos se reúnem, mas só Amparo toma medidas para conter explosão de casos



Os prefeitos da região do Circuito das Águas Paulista se reuniram nesta quinta-feira de forma virtual para debater a explosão de casos de covid-19 nas cidades que administram. Porém, segundo a nota publicada na página do Facebook da prefeitura de Serra Negra, nenhuma medida concreta foi tomada para conter essa nova onda da doença.

A exceção fica com Amparo, que baixou um decreto proibindo qualquer atividade que possa provocar aglomeração, seja em espaço público ou privado. Ele também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, depois das 23 horas, em via pública, e estabelece que as atividades comerciais com atendimento presencial devem se encerrar às 23 horas.  

Na reunião, os prefeitos disseram que terão de adotar medidas mais restritivas em suas cidades para evitar nova elevação no índice de hospitalizados, mas não adiantaram o que vão fazer. 

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Serra Negra registrou um total de 105 novos casos de covid-19 em pessoas residentes no município, sendo 47 apenas nesta quinta-feira, 6. Além disso, houve um aumento de 250% no número de atendimentos na Unidade de Saúde das Palmeiras (UAP), conhecida como covidário, destinada exclusivamente a pacientes com sintomas gripais. Já o Pronto Socorro do Hospital Santa Rosa de Lima registrou uma elevação de 50% de atendimentos de casos gripais nesta semana. 

Os prefeitos enfatizaram a necessidade de reforçar o incentivo e as exigências em relação à vacinação para quem ainda não completou ou sequer iniciou o ciclo vacinal. “Quem não se vacina pode estar causando um problema não somente para si mesmo, mas também para os outros”, destacou o prefeito Elmir Chedid, que adiantou que Serra Negra incentivará a vacinação das crianças, em parceria com o governo do Estado.

Chedid sugeriu que sejam solicitados mais leitos de enfermaria para a Santa Casa Anna Cintra, em Amparo, hospital referência para os municípios da região, bem como consultas online para ampliar o número de atendimentos. 



Comentários