// NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

                                

         



Negacionismo

Levantamento realizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas revela que 8 em cada 10 pacientes internados em enfermaria não tomaram a vacina contra a covid-19 ou não completaram a imunização. Em Serra Negra a situação não é diferente. Segundo a diretora-clínica do Hospital Santa Rosa de Lima, Daniela Biller, o sistema de saúde do município só não colapsou porque a maioria dos casos é leve e não necessita de internação.


Explosão de casos

“A vacinação é o que está fazendo com que Serra Negra não tenha casos graves. A demanda está absurdamente alta. Há alto índice de contaminação e de pacientes testando positivo. Infelizmente também existe falta de conscientização e pessoas com diagnóstico positivo estão saindo sem comunicar”, afirmou a diretora.


Fiscalização da covid-19

A Vigilância Sanitária realizou este ano cerca de 60 visitas a moradores diagnosticados com covid-19 para saber se estão cumprindo isolamento social. Duas multas, de R$ 1 mil, foram aplicadas até agora a moradores que descumpriram a determinação. O trabalho, no entanto, não tem conseguido impedir que pessoas contaminadas deixem o isolamento social não só para ir ao supermercado como até para trabalhar.


Superlotação

Entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2022 cerca de 500 pessoas foram atendidas na Unidade Básica de Saúde do Alto das Palmeiras, destinada aos pacientes com sintomas gripais e de covid-19. O Pronto Socorro do Hospital Santa Rosa de Lima tem atendido cerca de 220 pacientes por dia com sintomas gripais e de covid-19, aumento de 72% em relação a novembro. Mais da metade é suspeita de infecção pela ômicron, a nova variante em circulação na pandemia.


Bares cheios

A fiscalização em estabelecimentos comerciais não segue o mesmo rigor adotado pela Vigilância Sanitária no acompanhamento do isolamento social pelas pessoas infectadas. Apesar da explosão do número de infectados, chegando a mais de 80 novos em um único dia, ao longo da semana, havia bares lotados de pessoas sem máscaras circulando entre as mesas.


Carteira de vacinação

A administração municipal ainda não informou se vai exigir a vacinação contra covid-19 dos alunos das escolas municipais no início do ano letivo. A exigência provavelmente não será feita pelas escolas particulares. A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) já informou que não vai adotar a vacina como um condicionante para a volta às aulas presenciais.


Opinião dividida

A exigência da carteira de vacinação no retorno às aulas das escolas municipais divide a opinião da população e também de vereadores, que nesta segunda-feira, 17 de janeiro, realizam uma sessão extraordinária para votar projeto que prevê a transferência de mais R$ 139 mil dos cofres da Prefeitura para o Hospital Santa Rosa de Lima.


CPF infantil

Pais ou responsáveis legais vão precisar apresentar o CPF das crianças que levarem para ser vacinadas contra a covid-19. A vacinação deverá ser iniciada brevemente para quem tem entre 5 e 11 anos. Os serviços de inscrição e atualização de CPF podem ser obtidos por meio do atendimento em unidades de entidades conveniadas com a Receita Federal, que são as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios e os cartórios de registro civil.


Esquerda unida

Representantes de quatro partidos progressistas de cinco cidades da região do Circuito das Águas Paulista participaram na tarde de sábado de uma reunião sobre as eleições deste ano. No encontro, virtual, estiveram presentes lideranças do PT, PSOL, PSB e PCB de Águas de Lindoia, Socorro, Amparo, Jaguariúna e Serra Negra, além de militantes de Itatiba e Caieiras. Eles debateram a conjuntura nacional e internacional, destacando a divisão que se verifica entre os partidos de direita e extrema-direita nestas eleições presidenciais, o cenário favorável à candidatura do ex-presidente Lula, a necessidade de as esquerdas se unirem num projeto de reconstrução nacional, e de a região apresentar à população candidaturas progressistas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. O grupo, por enquanto formado por cerca de 40 pessoas, deverá se reunir novamente em fevereiro. 


Morte ao mosquito

A Secretaria de Saúde aplicou larvicida em toda a área do cemitério municipal, em ação contra as arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Segundo Sandro Robbi, coordenador da Vigilância Ambiental, o objetivo é reduzir a infestação do mosquito (aedes aegypti), transmissor das arboviroses. “O larvicida possui ingredientes ativos, que aplicados nos recipientes são ingeridos pelas larvas, impedindo o seu crescimento. O larvicida tem uma durabilidade de 45 a 55 dias após aplicado”, explicou Sandro Robbi.


Leilão de inservíveis

A prefeitura vai realizar dia 19 de janeiro, às 14 horas, leilão online de bens móveis inservíveis, por meio do site www.giordanoleiloes.com.br. Entre os itens estão veículos, equipamentos, peças automotivas e sucatas diversas. O leilão será conduzido pelo leiloeiro oficial Giordano Bruno Coan Amador, assistido pela Comissão de Leilão da prefeitura. Os bens estão depositados em diversos prédios públicos, principalmente na garagem municipal. Os lotes poderão ser leiloados um a um, ou agrupados, conforme determinado pelo leiloeiro oficial e a comissão de leilão. O leilão tem como critério de julgamento o maior lance ofertado. Para participação e oferta de lances eletrônicos, os interessados deverão fazer cadastro prévio e envio da documentação necessária, em até 24 horas antes do leilão por meio do site www.giordanoleiloes.com.br/usuario. Os bens estarão disponíveis para visitação nos dias 17 e 18 de janeiro, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, nos endereços especificados em cada lote. 





Seja nosso parceiro!


Comentários