//CARLOS MOTTA// E a covid-19 voltou com força na cidade



Os casos de covid-19 voltaram a aumentar em Serra Negra entre os dias 30 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022. O boletim da prefeitura informa que há 18 novos pacientes da doença nesse período. Na semana entre 27 de dezembro e 3 de janeiro foram registrados 19 casos, o que dá uma média de 2,7 infectados por dia. 

Dezenove pacientes estão em isolamento domiciliar. Felizmente, nenhum em hospital. E 49 pessoas estão sendo investigadas para saber se contraíram a covid-19 - eram 32 no dia 27 de dezembro.

É cedo para afirmar que só as festas de fim de ano foram determinantes para essa alta de casos. Há também a variante ômicron solta no ar, muito mais transmissível que as anteriores. 

De qualquer forma, as aglomerações na Rua Coronel Pedro Penteado nas noites do desfile natalino, nos bares e restaurantes, além do fato de muita gente estar andando por aí sem máscaras de proteção facial, podem ter contribuído para a disseminação do coronavírus.

Seja como for, as autoridades sanitárias do município têm de acender o sinal amarelo e cuidar para que as normas decretadas para frear a pandemia sejam estritamente cumpridas. E que se entupa a população de vacinas.

Não dá mais para fazer de conta que está tudo bem, que a situação se normalizou, que o pior já passou.

O número de casos de covid-19 duplicou em todo o mundo nos últimos dias. O Brasil faz parte do mundo. Serra Negra faz parte do Brasil.

E, para piorar, esse novo vírus de influenza gostou do nosso clima.

O ano novo promete. 

------------------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado, ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico, e editor do site Viva Serra Negra


Comentários