//OPINIÃO// Uma festa bonita que pode ser melhor



Carlos Motta


Nota oficial da prefeitura informa que cancelou o show da virada do ano na Avenida Laudo Natel. Isso porque, explica, se tornou "praticamente impossível fiscalizar as aglomerações, que ainda não são recomendáveis pelas autoridades de saúde em função da pandemia de covid-19, bem como o uso de máscara, que permanece obrigatório". A providência foi necessária, pois a covid-19 ainda está no ar e continua a ser um risco para a população.

O espetáculo integraria a programação natalina da cidade, que tem levado milhares de serranos ao Centro para admirar as luzes, os enfeites, a música, os bonecos decorativos, o incansável Papai Noel - tudo enfim que evoca esta época festiva.

A população, de modo geral, aprovou os investimentos feitos pelo Poder Público. Raras vezes se viu, nos últimos tempos, tanta gente na Rua Coronel Pedro Penteado como nas noites da parada natalina.

Isso se deve, obviamente, ao fato de que o lazer tem sido atividade escassa em todo o país por causa da pandemia e da acentuada queda de poder aquisitivo da população, e também porque Serra Negra oferece pouco aos seus moradores nesse quesito. 

Louve-se, portanto o esforço da administração Elmir Chedid em oferecer à comunidade muito mais que seus antecessores. 

Mas como tudo na vida, há um porém. 

Neste caso, não parece ter alcançado pleno êxito a tentativa de fazer deste o Natal da recuperação econômica, como se pretendia.

Sem estatísticas disponíveis, é impossível saber quantos visitantes a cidade vem recebendo neste fim de ano. Todavia, um olhar pelas ruas centrais é o suficiente para ver que se há bastante gente circulando por ali, o número não chega a ser superior ao do período pré-covid.

E muitos turistas, provavelmente, não vieram à cidade atraídos pela programação oficial de festividades. Isso porque ela praticamente não foi divulgada nos meios de comunicação de fora da região. 

Serra Negra pode ter feito a melhor festa natalina do Circuito das Águas Paulista, mas quem soube disso?

Quem não comunica se estrumbica, dizia o imortal Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

A frase continua valendo. 

Como continua valendo a lógica de que por mais boa vontade que tenham os amadores, o que eles fizerem nunca atingirá o nível de eficiência e qualidade dos profissionais.

Para que não só as festividades de fim de ano, mas todos os eventos culturais de Serra Negra sejam um atrativo para os visitantes, que são a maior fonte econômica do município, é necessário que profissionais de verdade cuidem dessas atividades. 

Além disso, é urgente a preparação de um plano estratégico que inclua um calendário de eventos, um projeto publicitário e de marketing e um fundo especial para dinamizar a área, entre outras medidas.

O novo Plano Diretor de Turismo, recém-divulgado, faz uma análise criteriosa dos pontos fracos e fortes do município nessa área. E dá excelentes sugestões para que ela se desenvolva.

Nossas autoridades deveriam, ao menos, lê-lo com atenção.






Comentários