//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

                          

         

Plataforma de vidro

O Clube de Voo do Alto da Serra compartilhou vídeo nas redes sociais informando que a prefeitura teria recebido uma proposta da empresa que opera o Skyglass em Canela (RS) para a construção de uma plataforma de aço e vidro no Alto da Serra, principal ponto turístico do município. A ideia seria desenvolver uma estrutura semelhante à que a empresa instalou no Vale da Ferradura, na Serra Gaúcha, para a contemplação da natureza.


Fim do voo

A informação sobre negociações entre a administração municipal e a Skyglass foi aventada no vídeo pelo diretor-técnico do Clube do Voo, Ricardo Chiessi. “A prefeitura recebeu uma proposta de uma empresa para a construção de uma passarela grande de vidro nos moldes de Canela”, afirmou. “Começaram a sondar o solo e onde estão sondando é na rampa de voo livre, onde está o logotipo da cidade”, explicou. Para o diretor, a passarela pode atrair turistas e recursos para a cidade, mas se isso ocorrer, alertou, o voo livre vai acabar em Serra Negra.


Acesso limitado

Além dos riscos de acidentes para os esportistas que utilizam o local para praticar o esporte e ministrar aulas aos iniciantes, Chiessi alertou para a restrição do acesso ao Alto da Serra aos visitantes que adquirirem ingressos para a plataforma. “O nosso objetivo é que todos possam curtir o pôr do sol. Mas o local vai acabar se tornando para poucos”, lamentou.


Especulações

A Skyglass tem interesse em investir em Serra Negra, mas não há ainda negociação em curso com a administração municipal. A informação é do presidente da Câmara Municipal, César Augusto Borboni, o Ney, que no início do ano recebeu representantes da empresa, interessados em conhecer o potencial turístico de Serra Negra. “Não tem nada firmado com eles, não existe parceria", afirmou. Ele admitiu, no entanto, que a empresa tem interesse em vir para a cidade. Mas o grupo, ele informa, estaria mais interessado em investir no Morro do Cristo do que no Alto da Serra.


Asfalto e passarela

Ney explicou que a prefeitura está elaborando dois projetos de revitalização do Alto da Serra: o asfaltamento da rua Paulo Marchi, que dá acesso à montanha, e a construção de uma passarela de vidro. As duas iniciativas, no entanto, seriam da prefeitura. “No caso do asfalto há um recurso carimbado para asfaltar e é preciso decidir se faz ou não. No caso da passarela, o prefeito vai trocar ideia, não é do jeito que estão falando. Ninguém vai atropelar ninguém”, disse, se referindo à intenção da prefeitura de conversar com representantes do Clube do Voo.


Recursos próprios

Embora tenha negado a existência de uma parceria entre a prefeitura e a Skyglass Canela, Ney informou que no caso de concessão do espaço, a empresa seria responsável pelo investimento. “O grupo teria de ter direito à concessão, a prefeitura teria de fazer licitação, tem de ter projeto arquitetônico, entre outras coisas”, afirmou. Ney ressaltou ainda que todo projeto de concessão de espaço público tem de ser aprovado pela Câmara Municipal.


Horário especial

Mesmo sem a adesão total dos lojistas para a flexibilização do horário de funcionamento do comércio, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia) está divulgando entre seus associados uma sugestão de funcionamento para o mês de dezembro. A sugestão da Acia aos comerciantes é que entre os dias 6 e 18 de dezembro, as lojas funcionem das 9 às 20 horas. Do dia 20 a 23 de dezembro, o horário deve ser estendido até às 22 horas. No dia 24 de dezembro, a sugestão é que o comércio abra às 9 horas e permaneça aberto até às 18 horas. Nos domingos (12, 19 e 26 de dezembro), a sugestão é que as lojas funcionem das 9 às 18 horas.


Desânimo

O fraco movimento nas últimas semanas desestimula a ampliação do horário de funcionamento do comércio, explica um lojista que preferiu não se identificar. Além de experiências não bem sucedidas em anos anteriores, as vendas este ano estão abaixo ou empatadas com a de igual período do ano passado, considerado o nível mais baixo da década. “Nem a oferta de comissão anima os funcionários que temem ficar até mais tarde e não realizar vendas”, afirma. “Mas vamos tentar aderir à sugestão”, acrescentou.  


Passeio de trenzinho

Na tentativa de atrair consumidores, a Acia realizou uma parceria com as empresas que operam os trenzinhos turísticos para oferecer passeios aos clientes que comprarem nas lojas da cidade. A opção por oferecer o ingresso ao consumidor, no entanto, fica a critério do lojista, que terá de arcar com o custo da promoção. A campanha promovida pela Acia conta com a parceria de hotéis da cidade. Serão sorteados entre os clientes café da manhã e jantar e um fim de semana em alguns hotéis da cidade.


Vacinação em atraso

Na tentativa de reduzir o número de não vacinados em Serra Negra, que chega a 3 mil pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (6 de dezembro), uma campanha de intensificação de vacinação contra a covid-19 para quem ainda não tomou a segunda dose e os que estão com a 3ª dose em atraso. A vacinação vai até 10 de dezembro, das 16 às 20 horas, na Unidade de Saúde Dr. Firmino Cavenaghi (Centro).
 

Estradas vicinais

O prefeito Elmir Chedid se reuniu com o diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Campinas, para buscar investimentos em estradas vicinais e doação de maquinários. Chedid pediu que três estradas vicinais sejam incluídas no Programa Novas Vicinais. São elas: Aldo Stachetti (Cruzara) – 2,4 km de extensão, via de ligação da Rodovia Amatis José Franchi, no Bairro da Serra, desembocando na SP-147 (trecho do município de Socorro/Lindoia);  Antonio Perli – 4,13 km de extensão, ligação entre a SP-360 (trecho Amparo/Serra Negra) com a vicinal Serra Negra/Monte Alegre do Sul; e Hilda Beraldi de Almeida (Mosquito) – 7,4 km de extensão, ligação entre Serra Negra e Lindoia.


Ginástica rítmica

Estão abertas as inscrições para aulas de ginástica rítmica, patrocinadas pela prefeitura. As aulas serão na Academia Municipal e as inscrições devem ser feitas na Secretaria de Esportes, das 8 às 17 horas. Informações pelo telefone 3892-8435.  Serão exigidos documentos pessoais e atestado médico.




Fotos de celular

As 30 fotos por celular selecionadas no concurso "A Minha Serra Negra", promovido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, podem ser vistas no Mercado Cultural até o fim deste mês. A exposição esteve montada na Casa da Cultura e Cidadania e foi levada ao Mercado Cultural a pedido do prefeito Elmir Chedid, que incluiu a mostra na programação natalina oficial. A abertura foi na sexta-feira, 3 de dezembro. 


Sábado de arte

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari uma intensa programação no sábado, 11 de dezembro. Às 19 horas o escritor Arthur Araujo vai fazer o lançamento de seu livro de contos "Fantasma Voyuer". Antes, às 17 horas, serão abertas ao público as exposições de arte digital e desenho de Henrique e Giulia Basile Renzo, e às 18 horas haverá a apresentação musical de Juliano Calixto. 




Seja nosso parceiro!


Comentários

  1. 'A ideia seria desenvolver uma estrutura semelhante à que a empresa instalou no Vale da Ferradura, na Serra Gaúcha, para a contemplação da natureza.'
    A ideia de contemplar a natureza atrás de uma PLACA de vidro merece um Prêmio Nobel.
    DE ESTUPIDEZ!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.