//MEIO AMBIENTE// Projeto para asfaltar Alto da Serra não tem estudo ambiental, diz vereador



A prefeitura ainda não tem um estudo sobre o impacto ambiental do projeto de asfaltamento do trecho de estrada que vai ao Alto da Serra, um dos principais pontos turísticos da cidade. A informação foi dada pelo líder do governo na Câmara Municipal, Beraldo Cattini, na sessão da Câmara Municipal do dia 13 de dezembro, segunda-feira.

O Executivo encaminhou à Câmara ofício solicitando um prazo de mais 30 dias para apresentar um relatório sobre o impacto ambiental das obras no Alto da Serra. As informações foram solicitadas em requerimento de autoria dos vereadores da oposição Anna Beatriz Scachetti (PSD), Roberto de Almeida (Republicanos) e Viviani Carraro (Avante).

Os autores do requerimento temem que as obras de asfaltamento do Alto da Serra sejam iniciadas antes da apresentação aos vereadores do relatório sobre o impacto ambiental.

“Não vejo problema em prorrogar os 30 dias, mas espero que o estudo venha antes do início das obras de asfaltamento do Alto da Serra”, disse Anna Beatriz. A vereadora questionou o líder do governo na Câmara sobre o andamento do estudo.

Cattini lembrou que o prefeito já havia informado, em reunião realizada com os vereadores, que a prefeitura não tinha um estudo de impacto ambiental.

“Não existe esse estudo de impacto. O prefeito disse na reunião realizada com os vereadores que não havia estudo de impacto ambiental. Ele se comprometeu na ocasião a não cortar árvores e a tomar medidas para não haver alagamentos que provoquem corrosão”, afirmou Cattini.

Na sessão realizada no dia 19 de novembro, logo depois do encontro dos vereadores com o prefeito, o presidente da Câmara Municipal, César Augusto Borboni, o Ney, havia informado que, embora não tivesse ainda tido acesso ao documento, a prefeitura havia realizado um estudo de impacto ambiental.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou em 24 de novembro que a Secretaria de Obras e Infraestrutura/Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano estava elaborando uma resposta aos questionamentos do Ministério Público sobre o impacto ambiental das obras de pavimentação do Alto da Serra e que enviaria as informações ao Viva! Serra Negra assim que concluído o documento. As informações não foram enviadas até o momento.

O líder do governo afirmou que a administração municipal terá de decidir por realizar o asfaltamento tomando medidas para evitar a degradação ambiental mesmo sem um estudo detalhado ou desistir do projeto de asfaltamento e perder os recursos repassados por outras esferas de governo para o asfaltamento.

"A sociedade solicitou estudo que indica a colocação de bloquetes e explicamos que a verba é carimbada. Vai haver um momento que teremos de fazer uma opção, ou prosseguimos com esse projeto como ele está, tentando realizar um trabalho junto com o asfaltamento para evitar a degradação do local, que já vem ocorrendo há anos com a retirada dos cascalhos", afirmou Cattini.

Para o vereador, o asfalto resolve o problema ambiental, além de trazer benefícios econômicos. "A partir do momento que for colocado o asfalto, automaticamente o impacto ambiental deixa de existir, além de que vai tornar o ponto turístico atrativo, como o trenzinho, o coletivo, e esperamos que todos tenham a oportunidade de levar o turista para o Alto da Serra", disse.

A expectativa do vereador Roberto de Almeida é que as informações sobre o impacto só sejam apresentadas depois de 7 de fevereiro de 2022, quando a Câmara Municipal retorna do recesso legislativo.




Comentários

  1. Por que essa pressa em asfaltar esse acesso? Até parece que o principal problema da cidade é o acesso não asfaltado ao Alto da Serra. Estranha essa "ansiedade".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.