- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Os três lagos que serão desassoreados: Barragem, Querência e Seco |
O prefeito Elmir Chedid assinou convênio para o desassoreamento da Represa Dr. Jovino Silveira (Barragem), do Lago do Querência e do Lago Seco.
Os recursos financeiros para a execução das obras, que totalizam R$ 6.089.320,44, serão repassados pela Sabesp ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que vai licitar a contratação dos serviços.
Os lagos desempenham a função de reservatórios de regularização para a captação de água de abastecimento público na cidade.
Técnicos do DAEE esclarecem no plano de trabalho da obra que, ao longo do tempo, o assoreamento desses lagos foi intensificado em função da degradação da vegetação natural da bacia, especialmente nas encostas sujeitas a erosões, diminuindo sua capacidade de reserva.
“Assim, torna-se necessária a intervenção nos mesmos por meio de serviços de desassoreamento com o intuito de aumentar a capacidade de reservação, de forma a garantir as vazões necessárias outorgadas para o abastecimento urbano”, avaliam.
O estudo conclui ainda que as três represas contêm volumes consideráveis de materiais sedimentados e necessitam de desassoreamento para possibilitar o aproveitamento de seus volumes e, consequentemente, a exploração das vazões outorgadas para abastecimento público, sendo o volume a ser removido no total de 155.542,7 m³, o equivalente a mais de 50 toneladas.
Além da necessidade de limpeza para aproveitamento pela Sabesp dos volumes de água que podem ser reservados, o entorno das represas tem aproveitamento turístico e as áreas podem ogferecer espaços de convivência.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.
Vivo em Serra Negra há 11 anos. Ouço promessas de desassoreamento dos lagos há 11 anos.
ResponderExcluir