//MEIO AMBIENTE// Lagos de Serra Negra serão desassoreados

Os três lagos que serão desassoreados: Barragem, Querência e Seco


 

O prefeito Elmir Chedid assinou convênio para o desassoreamento da Represa Dr. Jovino Silveira (Barragem), do Lago do Querência e do Lago Seco. 

Os recursos financeiros para a execução das obras, que totalizam R$ 6.089.320,44, serão repassados pela Sabesp ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que vai licitar a contratação dos serviços.

Os lagos desempenham a função de reservatórios de regularização para a captação de água de abastecimento público na cidade.

Técnicos do DAEE esclarecem no plano de trabalho da obra que, ao longo do tempo, o assoreamento desses lagos foi intensificado em função da degradação da vegetação natural da bacia, especialmente nas encostas sujeitas a erosões, diminuindo sua capacidade de reserva.

“Assim, torna-se necessária a intervenção nos mesmos por meio de serviços de desassoreamento com o intuito de aumentar a capacidade de reservação, de forma a garantir as vazões necessárias outorgadas para o abastecimento urbano”, avaliam.

O estudo conclui ainda que as três represas contêm volumes consideráveis de materiais sedimentados e necessitam de desassoreamento para possibilitar o aproveitamento de seus volumes e, consequentemente, a exploração das vazões outorgadas para abastecimento público, sendo o volume a ser removido no total de 155.542,7 m³, o equivalente a mais de 50 toneladas.

Além da necessidade de limpeza para aproveitamento pela Sabesp dos volumes de água que podem ser reservados, o entorno das represas tem aproveitamento turístico e as áreas podem ogferecer espaços de convivência.



Comentários

  1. Vivo em Serra Negra há 11 anos. Ouço promessas de desassoreamento dos lagos há 11 anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.