//CIDADE// Coleta de lixo será feita pela prefeitura



A coleta de lixo de Serra Negra será realizada pela prefeitura com a utilização de caminhão compactador de resíduos próprios e funcionários da administração municipal. A informação é do chefe do Gabinete da prefeitura, Rodrigo Dematte Angeli.

O serviço de coleta de lixo no município vinha sendo feito pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), do qual Serra Negra é uma das 13 cidades integrantes.

Nos últimos meses, no entanto, a coleta tem sido um dos principais alvos de reclamação dos moradores de diversos bairros e loteamentos da cidade. A empresa contratada pelo Cisbra para o serviço tem sido acusada não só de atrasar o recolhimento como de não realizar a coleta em diversos locais do município.

"A prefeitura já tinha declinado de participar da licitação para o serviço de coleta de lixo e vai realizar com caminhão e pessoal próprio a coleta, mas o transbordo dos resíduos, que é a destinação final, continuará sendo feito pelo Cisbra”, disse Angeli.

Ele informou também que o município continuará consorciado ao Cisbra para outros serviços, como a coleta seletiva de lixo. Em meio às reclamações em relação à coleta de lixo, o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, presidente do Cisbra desde o início de 2021, renunciou ao cargo na terça-feira, 21 de dezembro.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Amparo informou em nota que a renúncia se deu pelo comprometimento do prefeito com a gestão e administração do município, e que agora ele também administra o Hospital Santa Casa Anna Cintra, que presta atendimento regional de saúde aos municípios do Circuito das Águas Paulista. 

O prefeito de Monte Alegre do Sul, Rodrigo de Oliveira Cunha (DEM) assumiu interinamente o cargo. O vice-presidente do consórcio, o prefeito de Lindoia, Luciano Lopes (PSDB), que sucessivamente deveria substituir o presidente, declinou do cargo.

As queixas da população serrana contra o serviço de coleta de lixo foram um dos principais temas discutidos pelos vereadores na última sessão da Câmara deste ano. O receio é que a situação se agrave nas próximas semanas, com o aumento do volume de lixo provocado pela chegada de turistas à Serra Negra para as festas de fim de ano e férias de verão.

O que é o Cisbra

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) é formado por municípios de pequeno porte, de 6 mil a 70 mil habitantes, localizados em área de preservação permanente. 

Integram o consórcio 13 cidades: Amparo, Águas de Lindóia, Itapira, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Serra Negra, Socorro, Toledo, Tuiuti e Vargem.

O consórcio foi criado com o objetivo de solucionar problemas comuns aos municípios participantes, como a disposição final e a gestão dos resíduos sólidos urbanos, provocados por limitações financeiras, deficiência na capacitação técnica e profissional e ausência de política ambiental.

O Viva! Serra Negra enviou uma série de perguntas à assessoria de imprensa de Monte Alegre do Sul para saber do presidente interino do Cisbra quais são suas expectativas à frente do cargo e como serão selecionados os principais problemas de coleta e transbordo dos resíduos na região. As respostas não foram enviadas ao portal até o fechamento da reportagem.



Comentários