//CIDADE// Associações tentam convencer lojistas a ampliar horário do comércio



A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia) e a Associação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Ashores) iniciaram campanha entre seus associados para conquistar adesões ao funcionamento ampliado do horário do comércio nas semanas que antecedem o Natal.

A ideia é manter as lojas abertas todos os dias da semana até às 20 horas entre os dias 6 e 19 de dezembro. Do dia 20 a 23 de dezembro, o horário se estenderia até às 22 horas. 

O convencimento dos lojistas estaria esbarrando em dois problemas: falta de transporte coletivo para os funcionários retornarem para casa e na indisponibilidade de empregados, que alegam outros compromissos.

“Estamos enfrentando alguma resistência por conta do horário de ônibus e da disponibilidade de funcionários”, afirmou o presidente da Acia, Tiago Jardim.

A Acia e a Ashores encaminharam ofício à prefeitura solicitando a ampliação do horário das linhas de ônibus da empresa Rápido Fênix para que os funcionários possam retornar para casa. Mas ainda não obtiveram resposta.

Em relação à indisponibilidade dos trabalhadores, o argumento de parte dos comerciantes é que seus funcionários já têm compromissos assumidos.

“Mesmo oferecendo comissão sobre as vendas, alguns funcionários não querem estender o horário de trabalho por conta de outros compromissos”, explica Jardim.

Serra Negra recebeu esta semana o Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria compras. Concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela Skål Internacional do Brasil, uma associação que reúne profissionais de turismo, o prêmio é um reconhecimento da importância do comércio para o turismo e a economia da cidade.

O movimento do comércio nas últimas semanas, no entanto, está abaixo das expectativas dos empresários que contavam com as vendas de Natal para uma retomada mais vigorosa dos negócios.

O presidente da Acia avalia que o movimento mais fraco reflete a mudança nos hábitos dos consumidores, que estão optando pelo comércio online, o que obriga as lojas a criarem novas estratégias de negócios.

Tiago espera um aumento das vendas nas duas semanas que antecedem o Natal. Mas os comerciantes têm alguns desafios pela frente. Um deles é a ameaça de uma nova onda de covid-19 com a chegada no país da variante ômicron.

Além disso, os indicadores econômicos revelam que o país não está registrando a retomada da economia em V, prevista pelo ministro da Economia Paulo Guedes.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro registrou queda pelo segundo trimestre consecutivo e o Brasil entrou em recessão técnica, termo usado quando um país apresenta queda do PIB em dois trimestres seguidos.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 2 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB recuou 0,1% no terceiro trimestre do ano, em relação ao segundo trimestre. No segundo trimestre, o PIB também havia caído 0,1%.

Outro indicador de desaquecimento da economia é o índice ABCR, que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas.

Calculado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, em parceria com a Tendências Consultoria Integrada, o índice ABCR referente a outubro de 2021 recuou 0,3% em relação a setembro.

O menor movimento de veículos automotores incluindo fins de semana tem sido observado por comerciantes e moradores em Serra Negra e em municípios vizinhos, como Amparo. 



Comentários