//ANÁLISE// Brasil em recessão

                                                                                                                               


Fernando Pesciotta


A queda de 0,1% do PIB no segundo trimestre coloca o Brasil em recessão técnica, por trata-se de segundo trimestre seguido de retração da atividade.

O recuo do segundo trimestre foi revisado de 0,1% para 0,4%, o que mostra que o governo de fato não tem muito compromisso com a precisão dos dados que divulga.

A retração da economia está atrelada à escalada da inflação, juros mais altos e fragilidades no mercado de trabalho.

As projeções do PIB deste ano continuam sendo de crescimento, em grande medida por causa da base de comparação deprimida, pois em 2020 a pandemia causou queda histórica da atividade.

Os sinais de fraqueza da economia, porém, desenham um cenário sombrio para o ano eleitoral de 2022. O nível de emprego e a renda do trabalho podem ficar ainda mais comprometidos.

Os dados do IBGE revelam, ainda, que o Brasil é um dos poucos países com retração no terceiro trimestre. Não é verdadeira, portanto, a retórica ufanista que tem sido usada por Bolsoguedes.

Também por isso, não será surpresa se nos próximos meses Sergio Moro começar a aparecer nas pesquisas de intenção de voto à frente do inominável, como passam a prever dirigentes de grandes partidos.

O genocida parece que também entende assim. Nesta quinta-feira, ele dedicou generoso tempo, que tem de sobra, para contestar as acusações que seu ex-ministro lhe anda fazendo. Disse que as denúncias não passam de “mentira deslavada”. E disso ele entende.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários