//MEIO AMBIENTE// Abaixo-assinado pede que não se asfalte a estrada do Alto da Serra



Um abaixo-assinado contra o asfaltamento da estrada que leva ao Alto da Serra circula nas redes sociais de Serra Negra desde esta segunda-feira, 8 de novembro. Área de preservação permanente, o local se transformou nos últimos anos em um dos principais pontos turísticos da cidade.

O documento, de autoria da ativista ambiental Iza Carvalho, pós-graduada em recuperação de áreas degradadas e voluntária do Projeto Observando os Rios do SOS Mata Atlântica, conta com o apoio de um grupo de moradores da cidade.

As informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura são de que já foi iniciado o processo de planejamento para a pavimentação da estrada que liga a Rua Paulo Marchi ao Alto da Serra, um trecho de cerca de 1.200 metros.

Uma empresa de engenharia contratada pela prefeitura já estaria elaborando projetos de drenagem, terraplenagem, geometria de pavimentação e sinalização. A prefeitura pretende realizar a obra com recursos repassados pelo governo do Estado de São Paulo com o objetivo de aperfeiçoar a estrutura do local. 

“Nosso Alto da Serra é uma área importante de preservação permanente (APP). Está a 1.300 metros acima do nível do mar, rodeado por montanhas que formam uma ramificação da Serra da Mantiqueira a leste do Estado de São Paulo”, explica o documento que circula nas redes sociais.

O documento informa ainda que “a região é considerada como um dos poucos remanescentes da vegetação única caracterizada pelo Instituto de Botânica de São Paulo no ano de 1991 (Processo SMA 20.907 / 91), como “Mata Baixa de Altitude” considerado um subtipo de vegetação dentro do bioma Mata Atlântica, que se encontra criticamente ameaçado”.

A ativista ambiental lembra ainda que há nascentes naquela área que dão origem a inúmeros cursos d'água, que alimentam duas bacias importantes da região: o Rio do Peixe (Bacia do Mogi) e o córrego Monte Alegre.

O asfalto, além de impermeabilizar o solo, salienta o documento, causa aumento da temperatura local, que pode prejudicar a vegetação do entorno e aumentar o volume e velocidade da água que escorre para as galerias, deixando de infiltrar no solo.

Alerta também para o aumento do risco de atropelamento de pedestres que fazem uso do local para caminhar e andar de bicicleta e também para os animais silvestres. “Precisamos preservar nosso bem maior que é a água. Somos contra a pavimentação asfáltica e a favor da preservação do Alto da Serra. Nos ajudem assinando a petição. DIGA NÃO AO ASFALTO !!”, conclui o texto.

A ambientalista disse que esta foi uma maneira que o grupo encontrou para proteger a área. “Estão dizendo que a prefeitura vai usar bloquetes, mas essa informação inicial de que seria utilizada pavimentação asfáltica pegou mal. O que a gente está tentando é se precaver contra o asfalto que vai prejudicar muito lá em cima”, afirmou Iza.

Quem quiser endossar o abaixo-assinado deve clicar aqui



Comentários