//CULTURA// Cineclube exibe filme sobre papel dos negros nas telenovelas

 


O Cineclube Kanemo, em parceria com a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, exibe neste sábado, às 19 horas, o documentário "A Negação do Brasil",  dirigido por Joel Zito Araújo. O filme faz parte da programação especial para novembro, mês da consciência negra. 

O filme faz uma retrospectiva das telenovelas no Brasil, analisando os papéis destinados aos atores negros, que recebiam sempre papéis coadjuvantes, estereotipados e submissos. 

O documentário é fruto de tese de doutorado de 1999 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), lançada em livro no ano seguinte, e nele o diretor analisa as telenovelas no período de 1963 a 1997, com comentários dos atores e atrizes que atuaram nesse período, com relatos profissionais sobre a profissão de ator naquela época.

Entre outros, prestam depoimentos Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta e Maria Ceiça,  que contam suas experiências e discutem o preconceito contra artistas negros. 

O filme será exibido na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, à Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra, com entrada franca.






Comentários