- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Cineclube Kanemo, em parceria com a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, exibe neste sábado, às 19 horas, o documentário "A Negação do Brasil", dirigido por Joel Zito Araújo. O filme faz parte da programação especial para novembro, mês da consciência negra.
O filme faz uma retrospectiva das telenovelas no Brasil, analisando os papéis destinados aos atores negros, que recebiam sempre papéis coadjuvantes, estereotipados e submissos.
O documentário é fruto de tese de doutorado de 1999 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), lançada em livro no ano seguinte, e nele o diretor analisa as telenovelas no período de 1963 a 1997, com comentários dos atores e atrizes que atuaram nesse período, com relatos profissionais sobre a profissão de ator naquela época.
Entre outros, prestam depoimentos Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta e Maria Ceiça, que contam suas experiências e discutem o preconceito contra artistas negros.
O filme será exibido na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, à Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra, com entrada franca.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.