//OPINIÃO// Lições de um vexame nacional



Salete Silva


A aglomeração no Centro de Convenções de Serra Negra, que ganhou notoriedade nacional, deixou algumas lições importantes. A primeira delas é que o bem-estar coletivo deve estar sempre acima dos interesses políticos, eleitoreiros e até mesmo econômicos de uma sociedade e seus governantes.

Impossível acomodar 4 mil pessoas com distanciamento necessário para evitar contaminação por covid-19 em qualquer recinto. Talvez, no Maracanã. Ainda assim não seria conveniente, porque para chegar até lá as pessoas precisam se locomover e a maioria vai optar pelo transporte coletivo, ainda mais se quem vai pagar a conta é o Estado.

Outra lição é que os professores que estão em sala de aulas presenciais e que deram tudo de si para levar aprendizado às crianças no sistema online durante a maior parte da pandemia não apoiavam o megaevento nem dele participaram.

O evento destinou-se a diretores de escolas do ensino médio, supervisores e dirigentes regionais, convocados pela Secretaria de Estadual de Educação de São Paulo. Mesmo que o secretário Rossieli Soares tenha afirmado que esses profissionais da educação tinham a opção de se ausentar, boa parte ocupa cargo de comissão e temia represália, incluindo a exoneração.

A lição, no entanto, para a categoria é que é preciso denunciar os abusos, enfrentar a pressão que vem de cima para que se submetam em especial às medidas e decisões que vão de encontro à frase mais famosa do maior educador brasileiro: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”

Para Serra Negra ficou mais uma vez a lição de que a cidade só é boa para o turista quando é generosa e trata bem seus cidadãos.

Serra Negra só vai ganhar manchetes como a cidade da saúde, da natureza, do ecoturismo, das rotas rurais, das capelas, quando governantes e empresários colocarem o bem-estar dos seus cidadãos efetivamente acima dos interesses econômicos.

Sem essa postura, a cidade vai continuar aprovando, na Câmara Municipal, por exemplo, a expansão do perímetro urbano, sem um estudo de impacto ambiental, ou projetos de loteamentos que contemplam interesses econômicos em detrimento das necessidades de moradia e habitação da maior parte de sua população.

A boa política é coerente. Serra Negra já vacinou 81,01% de seus quase 29 mil habitantes com a primeira dose. Cerca de 60%, ou seja, mais de 17 mil serranos já receberam as duas doses. Mas a variante Delta está avançando no Estado. A economia deslancha quando a pandemia é bem controlada, já está comprovado em dados mundiais sobre a pandemia.

Plagiando Confúcio, pensador e filósofo chinês: “Um governo é bom quando faz felizes os que sob ele vivem e atrai os que vivem longe.”



Comentários

  1. Finalmente Serra Negra é destaque na imprensa nacional. Infelizmente, pelo exemplo negativo, não por suas virtudes óbvias, que, ao longo de várias administrações, executivas e legislativas, os homens e as mulheres que se arvoram a defensores dos interesses da população fingem não ver, em benefício dos interesses particulares e imediatistas de poucos. Como comprovado ao longo da história, pagará o preço pela negligência e egoísmo de seus governantes, irônica e tragicamente eleitos pela população que, no presente e no futuro, sofre e sofrerá as consequências desse desmazelo governamental.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.