//FALA, CIDADÃO!// Leitor reclama de atendimento em UBS de Indaiatuba



Recebemos do leitor Adelto Gonçalves mensagem na qual ele reclama de atendimento em Unidade de Saúde Básica na cidade de Indaiatuba. 

A íntegra da mensagem é a seguinte:

Escrevo para reclamar do mau atendimento que minha mulher recebeu na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada à Avenida Otillia Ferraz de Camargo, s/nº, no bairro Parque Campo Bonito, em Indaiatuba-SP. Aliás, o mau atendimento já começou a partir da Prefeitura local, onde uma atendente de nome Elaine deu uma informação errada, dizendo que, como residimos no bairro Nova Veneza, ela teria de procurar a UBS do bairro João Pioli, localizada à Avenida Manuel Ruz Peres, 3265. Depois de uma espera de 40 minutos, a atendente desta UBS informou que a UBS a ser procurada era a do Parque Campo Bonito.

Nesta UBS, a atendente e, depois, a coordenadora informaram que o atendimento para um pedido de algumas sessões de fisioterapia só poderia ser liberado depois que a médica de clínica-geral da UBS autorizasse, de nada valendo a solicitação assinada por um médico particular especializado em Traumatologia. A médica da UBS, porém, só poderia fazer o atendimento no dia 18 de novembro, ou seja, 36 dias depois. E só, então, a coordenadora iria ver se o SUS poderia pagar as sessões de fisioterapia. Para justificar a demora, a coordenadora disse que aquela UBS só dispõe de uma médica para atender a uma legião de pacientes.

Diante disso, minha mulher desistiu de recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS), preferindo assumir as despesas com uma fisioterapeuta particular. Quer dizer, o brasileiro hoje não tem a quem recorrer: ou enfrenta as filas nas UBS e corre o risco de morrer antes do atendimento ou se sujeita a pagar as mensalidades escorchantes de planos de saúde que não merecem a menor credibilidade.

Adelto Gonçalves, jornalista MTb 10.554-SP

A resposta da prefeitura:

Bom dia, referente ao mau atendimento na Secretaria Municipal de Saúde, lamentamos o ocorrido, o munícipe pode registrar uma ouvidoria para apurarmos os fatos. Nossa ouvidoria atende pelo telefone: 19 3834-9004, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. Sobre o agendamento médico, precisamos dos dados do paciente para apurarmos a prioridade e a necessidade do atendimento, com base no histórico de atendimento do nosso sistema de saúde. Sem esse histórico, não há como saber a necessidade e prioridade do atendimento do paciente. 

Sobre o encaminhamento para fisioterapia, informamos que nosso sistema de prontuário é online e, todos os atendimentos, incluindo os atendimentos das especialidades e terapias, são realizados após o encaminhamento desse sistema. Nesse sistema, cada profissional tem acesso ao que compete a sua função, por exemplo: recepção tem acesso a parte administrativa, a enfermagem tem acesso a parte técnica dessa profissão e realiza o atendimento de acordo com o que lhe é pertinente e o médico tem acesso as consultas e encaminhamentos para especialidades. 

A fisioterapia é uma especialidade e necessita de encaminhamento médico para ser realizada. Após avaliação, caso o paciente necessite, seguindo critério médico, para a fisioterapia o paciente precisa ser encaminhado pelo profissional e será agendado de acordo com a classificação de prioridade atribuído por esse profissional. Vale ressaltar, que em Indaiatuba contamos com o Ambulatório de Tratamento do Trauma. Todos pacientes moradores do município atendidos na rede SUS (incluindo hospital) em decorrência de trauma, são encaminhados a esse serviço, que visa atender o paciente integralmente, realizando acompanhamento, exames de imagens, trabalho de reabilitação física, cirurgias, entre outros.



Comentários