//ECONOMIA// Polo de Inovação anuncia eventos com empresas parceiras



O Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas Paulista deverá realizar nas próximas semanas eventos presenciais com representantes de empresas que aderiram ao projeto. Segundo o presidente do Polo, Daniel Pellegrini, devem participar desses eventos representantes da Microsoft, BTG Digital e Embrapa.

Anunciada como uma das principais empresas parceiras do projeto, a Embrapa não tem um papel de atuação específico definido, informou Ana Paula Contador Packer, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente Jaguariúna.

Embora sem uma função característica, Ana Paula diz que a Embrapa será um dos principais "players" do Polo, ou seja, será uma das empresas mais importantes do projeto. Sua atuação será em especial nas áreas agrícolas e de meio ambiente.

“A Embrapa, dentro do polo, não tem função característica, mas é um dos 'players' mais importantes do agro nesse corredor tecnológico”, afirmou. A chefe de TT da Embrapa é uma das integrantes do Conselho Consultivo do Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas.

A atuação da Embrapa, ela explica, deverá ser de cooperação, inovação tecnológica e inovação social com "startups" e empresas de médio e grande porte. “Como 'player', pode agregar valor em uma cooperação de uma ou outra 'startup' ou empresa grande que queira realmente trabalhar diretamente com a Embrapa”, afirmou.

A empresa, no entanto, ainda não tem acordos de cooperação firmados nem com a iniciativa privada nem com prefeituras, com exceção da Prefeitura de Jaguariúna. “A Embrapa está aberta para todas as cooperações com os municípios, com prefeituras e empresas”, disse Ana Paula.

Em Jaguariúna, a empresa mantém um "hub" de inovação voltado para negócios, em especial de "startups". A empresa está montando também em Jaguariúna uma Fazenda Experimental para atender empresas de grande porte. Atualmente, a Embrapa não desenvolve projetos de cooperação em Serra Negra.

“Mas podemos viabilizar uma conversa com a prefeitura e mapear algumas empresas e "statups" que trabalhem com foco no agro ou no meio ambiente, viabilizando projetos de cooperação para o desenvolvimento conjunto de soluções de inovação”, afirmou Ana Paula.

Procurada pelo Viva! Serra Negra para informar qual será a participação da Microsoft no Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas, a Edelman, assessoria de imprensa da empresa, informou que “infelizmente não vamos conseguir te auxiliar”.

A assessoria de imprensa da BGT Digital, também citada como empresa parceira do Polo, não respondeu aos questionamentos do Viva! Serra Negra.

A Prefeitura de Serra Negra ainda aguarda documentação da constituição legal do Polo para decidir sua adesão e encaminhar um projeto para avaliação da Câmara Municipal, caso a decisão seja por incluir o município entre as cidades participantes.

O presidente do Polo informou que já encaminhou os documentos solicitados. “A sede deste projeto com o CNPJ como uma filial do Instituto Inovação e com o nome fantasia de Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas está localizada em Amparo”, afirmou.

“A gestão do Polo é independente. Tem sua contabilidade separada. Cada CNPJ é uma unidade. A de Amparo está em processo de abertura, no prédio 12 da Unifia, com 1.700 metros quadrados, que é a nossa sede”, explicou.

O Viva! Serra Negra encaminhou e-mail ao Instituto Inovação solicitando informações sobre o projeto, mas não obteve resposta. 

A expectativa de Pellegrini é  que, em dez anos, o Polo de Inovação traga investimentos de cerca de R$ 187 milhões ao Circuito das Águas, com a criação de mais de 100 mil empregos ao longo desse período.



Comentários