//CULTURA// Obra-prima de Buñuel será exibida sábado na Casa da Cultura


 

"Os Esquecidos" ("Los Olvidados"), do diretor espanhol Luis Buñuel, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos segundo várias pesquisas internacionais, será exibido neste sábado, 30 de outubro, às 19 horas, na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari. 

O filme teve a sua estreia nos cinemas mexicanos  no dia 9 de dezembro de 1950. Estrelado por Roberto Cobo, Estela Inda, Miguel Inclán, Alfonso Mejía e Alma Delia Fuentes, conta a história de El Jaibo depois de ele reassumir seu papel de líder de uma gangue de jovens delinquentes nas favelas da Cidade do México. El Jaibo, pouco depois de voltar às ruas, mata, na frente de seu amigo Pedro, o menino que supostamente foi o culpado por ter sido mandado para a prisão. A partir daí, os destinos de Pedro e El Jaibo estarão tragicamente unidos.

A descrição franca e não sentimental de Buñuel da pobreza do México, com partes iguais de crueldade e surrealismo, causou um alvoroço local e o filme foi exibido apenas por quatro dias nos cinemas antes de ser lançado. No entanto, no ano seguinte, "Los Olvidados" foi selecionado para a seleção oficial do Festival de Cannes de 1951, onde Buñuel recebeu o Prêmio de Melhor Diretor, o que motivou a descoberta internacional do filme.

"Los Olvidados" é o primeiro filme da fase mexicana de Buñuel, que se exilou no México em 1946, por causa da ditadura franquista na Espanha. 

A exibição, com entrada franca, é uma realização conjunta da Casa da Cultura e Cidadania e Cineclube Kanemo. O endereço é Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra.




Comentários