//CIDADE// Movimento de turistas no feriado frustra empresários



O movimento de turistas no feriado prolongado de 12 de Outubro ficou abaixo da expectativa de comerciantes e de lideranças empresariais de Serra Negra. Nas redes sociais da cidade, empresários manifestaram a frustração com o número de visitantes abaixo de suas expectativas.

A taxa de ocupação nos hotéis e pousadas frustrou a previsão dos hoteleiros. Donos de bares e restaurantes também previam maior número de visitantes. Comerciantes relatam que apesar do bom movimento, apenas consumidores com maior poder aquisitivo foram às compras.

“Cerca de 80% de minhas vendas entre sábado e hoje, segunda-feira (11 de outubro), foram para consumidores de maior poder aquisitivo, classe mais alta, que compraram duas ou três peças. Os consumidores de classe média acham tudo muito caro e praticamente não levam”, relatou uma funcionária de uma loja de confecção feminina que preferiu não se identificar.

O ex-vereador Ricardo Fioravante, comerciante e empresário da rede hoteleira, também diz ter constatado queda no volume de vendas no comércio, além do movimento de turistas inferior ao esperado. Ele avalia que há um porcentual significativo de leitos vazios na rede hoteleira.

“O movimento diminuiu, sim”, afirma Fioravante. “As compras diminuíram em valores, e a quantidade de pessoas, considerando que é um feriado, ficou abaixo do esperado”, afirmou. Uma das suas explicações para o fraco movimento é a época do ano.

 “Temos de lembrar que estamos no verão e os feriados de verão não são como os do inverno”, comparou. Ele lembrou ainda que a previsão de chuvas para este feriado afugentou turistas, que desmarcaram reservas na última hora.

Donos de bares e restaurantes também previam um movimento maior, relata o presidente da Associação Comércio Forte, Rafael Accorsi. Para parte dos empresários do setor, no entanto, este feriado está melhor do que o anterior, quando a economia tinha mais restrições de funcionamento devido ao Plano São Paulo de combate à pandemia de covid-19.

Accorsi explica que o fluxo de turistas está mais espaçado devido ao feriado prolongado, que dilui o movimento nos estabelecimentos comerciais ao longo dos quatro dias. “Não está concentrado. Aqui no nosso restaurante também está espaçado”, afirmou Accorsi, que é proprietário do Café Boteco e da Lanchonete Americana.

Consultado pelo Viva! Serra Negra, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Serra Negra (Acia), Tiago Jardim, disse que ainda não tinha informações dos lojistas sobre o movimento e que só terá esses dados após o término do feriado.

A presidente da Associação Hotéis Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashores), Cibele Dib, informou que a taxa de ocupação nos hotéis e pousadas associados à entidade variou de 65% a 70%, entre sábado e terça-feira.

“Temos de considerar que parte dos hóspedes saíram na segunda-feira”, ressaltou. A Ashores possui 26 hotéis e pousadas associados. O movimento em demais estabelecimentos hoteleiros da cidade pode ter ficado abaixo da taxa de ocupação registrada pela Ashores.

Cibele informa que a maioria dos empresários filiados à Ashores tinha expectativa de maior movimento neste feriado. “Mas temos de lembrar que apesar de prolongado, na segunda-feira (11 de outubro) muitos trabalham”, ressalvou.

A ausência de um calendário de eventos este ano devido à pandemia de covid-19, a empresária avalia, pode ter prejudicado o movimento de turistas em feriados prolongados, como o deste mês. “Estamos planejando em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e a Secretaria de Turismo um calendário de eventos em 2022, que será elaborado com o objetivo de reter o turista nos feriados que caem na semana”, afirmou Cibele.

Sua expectativa, como a de outros comerciantes, é de que a cidade terá maior movimento no feriado de 15 de novembro, que será na segunda-feira. “No pico do verão, o tempo vai estar mais firme”, avalia Fioravante.

O otimismo do comerciante também se baseia no avanço da vacinação e na abertura da economia. “Além disso, sou otimista e acho sempre que as coisas vão melhorar”, afirmou.


 

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.