//ANÁLISE// Prejuízo climático

                                                                                                                                                                               


Fernando Pesciotta


Começa no domingo (31), em Glasgow, a COP26, a conferência do clima organizada pela ONU e que reúne as maiores lideranças do planeta.

Historicamente, o Brasil sempre foi protagonista desse evento, realizado anualmente. Nos últimos três anos, porém, a COP está servindo de palco para o Brasil passar vergonha.

Abriu-se uma lacuna que tem graves consequências econômicas e sociais. O descompromisso brasileiro com a questão climática desagua em perdas de empregos e de receita.

Por causa do posicionamento desconexo da realidade e da necessidade global, o mundo se volta contra o Brasil. O Congresso dos EUA, por exemplo, tem pressionado o governo de Joe Biden para ampliar o isolamento brasileiro em todas as áreas.

Líder da carta que pede repúdio ao País, o deputado Hank Johnson diz que o “Brasil de Bolsonaro não pode entrar em órgãos como a OCDE”. O ingresso na organização de países desenvolvidos é uma velha reivindicação brasileira.

Jornalistas europeus asseguram que se o Brasil não levar para a COP26 compromissos rigorosos de combate ao desmatamento e assumir ousadas metas de redução da emissão de carbono, pode esquecer o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

Esses dois casos exemplificam as consequências que chegam em tons de dramaticidade a um país que tanto necessita recuperar sua economia para dar emprego e renda a milhões de pessoas.

Tudo isso por causa, entre tantas outras coisas, do alinhamento do governo com o que há de mais atrasado no submundo diplomático, onde gravitam seitas esquisitas, radicais do ódio e terraplanistas.

Bolsonaro vai à Europa passear na cidade de seus antepassados, mas passará longe da Escócia. Com certeza, porque não entende nada do assunto e talvez por que não tenha resposta para o fato de o Brasil ter ampliado a emissão de carbono durante a pandemia, ao contrário do resto do planeta.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários