//EDUCAÇÃO// Vereadores criticam falta de distanciamento no encontro dos educadores

Cerca de 4 mil profissionais da Educação se aglomeraram no Centro de Convenções


Vereadores consultados pelo Viva! Serra Negra criticaram a realização do encontro de diretores de escolas do ensino médio estadual promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no Centro de Convenções de Serra Negra.

O presidente da Câmara, César Augusto Borboni (PSC), o Ney, no entanto, apesar de admitir a falta de distanciamento entre os participantes, afirmou que o evento é importante para a economia da cidade e que outros do mesmo porte serão realizados no município.

“Se esse evento fosse realizado em outra época, em outro momento, seria muito bom para a educação porque reúne os diretores e supervisores de ensino, promove o debate de vários temas, mas diante dessa pandemia, acho totalmente inadequado”, afirmou Viviani Carraro (Avante), funcionária aposentada da rede de ensino municipal.

Viviani: "Vamos esperar
as consequências"
A vereadora lembrou que apesar de a pandemia estar muito mais controlada em comparação aos meses anteriores, a variante Delta está em circulação e Serra Negra já registrou casos dessa nova cepa.

“São 4 mil pessoas participando. As fotos já estão nos jornais. Não há distanciamento nenhum. Estão todos um do lado do outro, amontoados, é muito perigoso”, disse. A vereadora lembrou que até agora não foi realizado nenhum grande evento desse porte e que a Secretaria do Estado da Educação poderia aguardar o próximo ano.

“Vamos esperar as consequências. Essas pessoas estão hospedadas em vários hotéis, vão ter contato com a população da cidade, porque vão visitar lojas e fazer compras. A gente só espera que ninguém tenha vindo com o covid. Acredito que teremos uma ‘surpresinha’ depois que passar o evento”, lamentou.

Para o presidente da Câmara, os riscos sanitários são baixos, porque 93% dos participantes estão vacinados com as duas doses. “Penso que poderia haver um maior distanciamento entre as cadeiras, sim, mas como o evento é do Estado pouco podemos fazer”, afirmou Ney.

A realização deste megaevento, o presidente da Câmara avalia, foi muito importante para a cidade. “São vários eventos deste tamanho que poderão vir para nossa cidade e com isso já ir reativando a economia do município”, acrescentou.

O vereador Roberto de Almeida (Republicanos) considera que o encontro foi excelente para o comércio em geral. Mas fez uma ressalva: “As consequências sanitárias podem ser negativas e preocupantes para as pessoas que estão participando do evento.”

Ele lembra que a pandemia não acabou, embora a cidade registre um número muito baixo de contaminação nas últimas semanas. “Mas tanta gente assim pode mudar este cenário”, alertou.

Comércio

Ainda é cedo para medir o impacto do evento no comércio e na economia serrana. O Viva! Serra Negra enviou questionamentos sobre o assunto para os presidentes das principais entidades representativas dos empresários: o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Achiles Montavani; a presidente da Associação dos Hotéis Bares e Similares de Serra Negra (Ashores), Cibele Dib; o presidente da Associação Comércio Forte, Rafael Accorsi; e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia), Tiago Jardim.

 Até o fechamento da reportagem, o único a retornar foi o presidente da Acia. Em relação à aglomeração, Jardim avalia que faltaram critérios da administração municipal ao liberar um evento com uma quantidade expressiva de pessoas vindas de vários locais do Estado.

“Acredito que existam, sim, riscos, uma vez que são cerca de 4 mil pessoas vindas de vários locais do Estado, reunidos em um único local fechado”, disse. Jardim informou que ainda não é possível avaliar o impacto econômico do evento.

O comércio, segundo ele, não conseguiu se organizar em tempo hábil para receber o evento e sua possível demanda. “Para se ter noção, tomamos conhecimento do evento apenas um dia antes de seu início e ainda por intermédio de terceiros. Um evento onde os potenciais consumidores ficarão reunidos em um local afastado, no mesmo horário do funcionamento do comércio, dificilmente resultará em grandes benefícios para o comercio”, afirmou.



Comentários