//EDUCAÇÃO// Aglomeração no Centro de Convenções vira notícia nacional

Milhares de profissionais da Educação estiveram no Centro de Convenções  (Reprodução EPTV)


Serra Negra foi notícia nos principais veículos de comunicação do país devido à aglomeração provocada pelo encontro de diretores de escola do ensino médio do Estado de São Paulo, supervisores e dirigentes regionais de educação, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no Centro de Convenções local, nesta quinta-feira, 30 de setembro.

As imagens dos profissionais da educação de todos os municípios do Estado, convocados para o evento, divulgadas não só pelos veículos de comunicação como pelas redes sociais, em especial de cidadãos serranos, causaram indignação pelos riscos de disseminação da covid-19.

Apesar do uso de álcool gel e máscaras, as imagens mostram milhares de profissionais aglomerados, sem distanciamento tanto na área interna como externa do Centro de Convenções. A maioria deles chegou à cidade por meio de ônibus fretados.

As notícias divulgadas, assim como os comentários nas redes sociais, destacaram os riscos aos quais estão expostos não apenas os participantes do encontro como moradores da cidade, que estarão em contato com os visitantes pelo menos até sexta-feira, 1º de outubro, encerramento do evento, ou sábado, 2 de outubro quando parte deles deve aproveitar a oportunidade para fazer compras e conhecer Serra Negra.

O objetivo do encontro é discutir o Novo Ensino Médio, previsto para vigorar a partir de 2022 com uma organização curricular considerada mais flexível e com uma base nacional comum, além de contemplar diferentes possibilidades de escolha dos estudantes.

O prefeito Elmir Chedid (DEM) ofereceu o Centro de Convenções à Secretaria do Estado de São Paulo para a realização de seus eventos de grande porte em reunião com o secretário estadual de Educação, Roissieli Soares, da qual participou o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), no dia 14 de julho, segundo press release divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Serra Negra.

A escolha do Centro de Convenções para a realização do encontro entre diretores de escolas de ensino médio, supervisores e diretores regionais de Educação do Estado de São Paulo foi anunciada na semana passada pelo prefeito Elmir Chedid em suas redes sociais como uma grande oportunidade de retomada econômica no município.

“Hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes se preparem para receber os 4.000 profissionais da educação em Serra Negra. Vamos abrir o centro de convenções, o turismo vai começar forte e pesado. Gerando emprego, renda, levando o nome de Serra Negra”, afirmou Elmir.

No início da tarde desta quinta-feira, 30 de setembro, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito não se pronunciaria sobre o assunto e que o tema deveria ser tratado com a Secretaria Estadual de Educação, responsável pela organização do evento e por aplicar os protocolos de segurança para evitar a disseminação do covid-19.

A assessoria informou, no entanto, que os órgãos municipais e estaduais são responsáveis pela fiscalização do cumprimento das medidas de segurança.  O chefe de Gabinete do prefeito, Rodrigo Demattê Angeli, procurado pelo Viva! Serra Negra informou que o evento é do governo do Estado do Estado de São Paulo e ele deve seguir as regras do Plano SP, inclusive com participação de vacinados e uso de máscaras, entre outras medidas de segurança.

Mais questionamentos a respeito da fiscalização pela administração municipal e cumprimento dos protocolos foram enviados à assessoria de imprensa pelo Viva! Serra Negra, que não foram respondidos até o fechamento desta reportagem.  



Comentários