//CULTURA// Obra-prima do cinema iraniano será exibida neste sábado



O Cineclube Kanemo, em conjunto com a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, exibe neste sábado, 25 de setembro, às 19 horas, o filme "O Balão Branco" (1995, 85 min), um bom exemplo do novo cinema iraniano, que tem recebido importantes prêmios em festivais de todo o mundo. 

Com direção de Jafar Panahi, o filme conta a história de Razieh, uma garotinha de sete anos que insiste que sua mãe lhe compre um peixinho dourado para a celebração do ano novo iraniano. Apesar da família estar sem dinheiro, Razieh acaba conseguindo a quantia para comprar o peixinho com a ajuda de seu irmão. Só que a caminho da loja, ela perde o dinheiro duas vezes, e então os dois irmãos não medem esforços para recuperá-lo, saindo pelas ruas de Teerã.

Antes de dirigir "O Balão Branco", Jafar Panahi já tinha três curtas e um documentário média-metragem chamado "Kish", de 1991, no currículo. Mas foi a partir do longa de 1995 que ele ganhou representatividade internacional, acumulando prêmios e elogios ao redor do mundo e construindo uma filmografia sólida, de tendência realista, inspirada no neorrealismo italiano.

O roteiro do filme, baseado em uma ideia do próprio Panahi e de Parviz Shahbazi, foi escrito por Abbas Kiarostami, um dos pais do novo cinema iraniano.

O filme será exibido na Casa da Cultura e Cidadania, com entrada franca.



Comentários