//CULTURA// Filme de serrano sobre fenômeno do rap será exibido sábado



O Kanemo Cineclube e a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari estreiam neste sábado a programação de filmes de temática infanto-juvenil preparada para outubro, com o documentário "O Rap pelo Rap", escrito e dirigido pelo serrano Pedro Fávero. As sessão é gratuita e começa às 19 horas, na Casa da Cultura e Cidadania (Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro).

O longa-metragem de 75 minutos traz entrevistas com artistas do gênero, como Criolo, DJ Kl Jay (Racionais MC's), Karol Conká, Dexter, Oriente, Haikaiss e Rael, entre outros.

Produzido pela Fitaria Filmes de maneira 100% independente e colaborativa, teve seu lançamento no In Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical,  em 2014. Depois disso, passou por alguns festivais e mostras pelo Brasil, saiu em DVD, foi exibido nos canais SescTV e MusicBoxBrazil e lançado publicamente no YouTube em 2015.

Para fazer o filme, Pedro Fávero contou com 42 personagens - entre MCs, DJs e produtores - que apresentam um mapa detalhado do gênero no país. Eles falam  abertamente sobre os temas propostos pelo filme e procuram entender o fenômeno do rap entre os jovens do Brasil. O resultado é uma coleção de histórias de muita luta, de superação, das dificuldades de ser compreendido e o sentimento de pertencer a um grupo e muitos estereótipos.

O projeto, filmado entre 2012 e 2014, é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado por Pedro Fávero a partir do curso de Comunicação Social - Rádio e TV (Unesp).



Comentários