//CIDADE// Comtur quer instalação de Zona Azul nas ruas centrais



Salete Silva


A instalação da Zona Azul nas ruas centrais da cidade para aliviar a falta de vagas de estacionamento voltou a ser cogitada por empresários de Serra Negra.

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) decidiu encaminhar ao prefeito Elmir Chedid (DEM) uma carta solicitando a criação desse sistema rotativo.

A medida seria uma das soluções para contornar a falta de vagas nas ruas, apontada pelos integrantes do Comtur na reunião mensal do conselho, realizada na segunda-feira, 13 de setembro.  

Além da instalação da Zona Azul, os conselheiros sugeriram a criação de bolsões de estacionamento e a divulgação da lei municipal sancionada em 1997 que prevê a isenção por cinco anos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários que transformarem seus terrenos em estacionamentos de veículos.

O presidente do Comtur, Achiles Mantovani Neto, sugeriu cadastrar os terrenos disponíveis, contatar os proprietários e chamá-los para uma conversa para incentivá-los a aderir à legislação.

Mantovani reconhece que a criação da Zona Azul pode melhorar a oferta de vagas para estacionar, mas não vai resolver o problema. Além disso, a administração municipal enfrenta resistência de parte da população serrana ao estacionamento rotativo.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Tavares, se manifestou favorável à criação da Zona Azul, mas ressaltou que o prefeito necessita do apoio da população e dos segmentos empresariais para a sua instalação.

“O Conseg (Conselho Municipal de Segurança) dá total apoio", afirmou a sua presidente, Marina Mendonça Luz Ricci. Ela sugeriu que os demais conselhos municipais também enviem  ao prefeito uma carta solicitando a criação do sistema rotativo de estacionamento.

O empresário Marcos Vinícius de Castro Pandolfi avalia que a parcela de serranos contrários à instalação da Zona Azul atualmente é inferior à manifestada pela população quando administrações anteriores também cogitaram adotar o sistema rotativo. “Muitos comerciantes que eram contrários têm se mostrado favoráveis", afirmou.

O secretário de Turismo informou que a ideia de instalação da Zona Azul ganhou força no Executivo depois que o novo plano de mobilidade urbana da cidade, que deverá ser aprovado no município, apontou a criação da Zona Azul como uma das soluções para melhorar o trânsito de veículos em Serra Negra.

O prefeito Elmir Chedid tem de encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal e os vereadores têm de aprová-lo para a criação da Zona Azul. O presidente da Câmara Municipal, César Augusto Borboni, o Ney, diz que não vê dificuldades em aprová-lo, se o projeto de lei for encaminhado por Chedid.  

Para o vereador Renato Giachetto, no entanto, há ainda resistência de boa parte dos serranos ao estacionamento rotativo. Segundo ele, uma pesquisa realizada em anos anteriores revelou que mais da metade dos munícipes são contrários à ideia.

O Viva! Serra Negra questionou o chefe de Gabinete, Rodrigo Dematê Angeli, sobre a intenção ou não do prefeito de criar a Zona Azul, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.  

Ney, no entanto, diz não acreditar que o Executivo envie ainda este ano à Câmara para votação um projeto de lei sobre o tema. 

A presidente da Associação de hotéis Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashores), Cibele Dib, informou que em reunião com diretores da entidade, há cerca de 15 dias, o prefeito cogitou a possibilidade de contratar um engenheiro de trânsito para resolver o problema de fluxo de veículos e estacionamentos na cidade. 

"Um profissional da área pode apresentar soluções modernas, como um ônibus elétrico que leva as pessoas até os estacionamentos, entre outras", concordou Cibele.



Comentários