//ANÁLISE// Arruaças na disparada da inflação

                                                                                                                                                                                                         


Fernando Pesciotta


Alavancado pelo preço dos combustíveis, o IPCA foi a 0,87% em agosto, a maior taxa para o mês em 21 anos. A expectativa era de 0,62% a 0,85%.

Indicador oficial de inflação, o IPCA acumula alta de 5,67% no ano e de 9,68% em 12 meses, muito acima da meta do Banco Central, que é de 3,75%, o que confirma um descontrole de preços.

Para fazer frente à alta da inflação, o BC vai recorrer ao único remédio que conhece: elevar os juros. Quanto menos gente comprando, menos a inflação tende a crescer.

Especialistas reforçam o alerta de estagflação, que é quando a inflação elevada combina com atividade econômica estagnada.

Para esses economistas, a situação crítica tem uma vilã: a crise institucional criada por Bolsonaro.

Ajuda quem não atrapalha, mas após reunião no Planalto, representantes dos caminhoneiros amotinados confidenciaram que Bolsonaro não lhes pediu para encerrar os bloqueios das rodovias.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Raul Jungmann diz que o próprio Bolsonaro é o líder dos caminhoneiros. Como então ministro da Segurança Pública em 2018, foi Jungmann que fez a gestão da greve de caminhoneiros naquele ano. Parece saber do que está falando.

Isolado politicamente, vendo crescer o movimento de impeachment e com elevação da crise econômica, o arruaceiro recuou. Pediu para o ex-presidente Michel Temer escrever outra cartinha dizendo que não quis dizer o que disse.

Diante da reação negativa de bolsonaristas nas redes sociais, chamando-o de frouxo e outras coisas impublicáveis em espaço de respeito, Bolsonaro disse que a cartinha é só um teatrinho para esperar as coisas se acalmarem.

Sem tumultos e arruaças, Bolsonaro teria de governar, e isso ele não sabe fazer.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários