//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

         

Retomada lenta

Ao contrário dos comerciantes, que dizem perceber um movimento da economia retornando ao nível de 2019, a rede hoteleira de Serra Negra vem sentindo melhora dos negócios, mas os níveis de ocupação ainda são inferiores ao do período anterior à pandemia.


Mais fraco que 2019

A estimativa da presidente da Associação Hotéis Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashoress), Cibele Marie Dib, é que hotéis e pousadas registraram cerca de 60% da sua ocupação neste fim de semana do Dia dos Pais. "No mês de agosto, com o retorno das aulas, a ocupação em geral já é mais baixa”, explicou.


Boas perspectivas

“Há um otimismo com relação à retomada da economia, contudo, para Serra Negra, a alta temporada se encerrou com a volta das aulas”, afirmou Cibele. As perspectivas para o segundo semestre são otimistas. “Estamos com boas expectativas de melhora”, afirmou.


Dia dos Pais

Pesquisa da Boa Vista/SCPC realizada entre 600 empresários dos setores de serviços, comércio e indústria, divulgada na semana passada, mostrava que 35% dos entrevistados previam um Dia dos Pais melhor do que o Dia das Mães de 2021.


Data normal

A previsão não vale para Serra Negra. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia), Tiago Jardim, explica que a retomada das vendas ocorreu no fim da temporada de inverno. “Acredito que o Dia dos Pais seguirá a normalidade de anos anteriores e talvez um pouco abaixo”, previu.


Turista de um dia

O presidente da Acia lembra ainda que o Dia das Mães é sempre melhor do que o Dia dos Pais, porque o comércio de Serra Negra é mais voltado para o público feminino. Apesar do movimento nas ruas na véspera do Dia dos Pais e das vendas consideradas razoáveis, lojistas ouvidos pelo Viva! Serra Negra avaliam que a maior parte dos consumidores era de turistas de um dia e de menor poder aquisitivo do que a média observada ao longo do mês de julho.


Vacinação em dia

Os vereadores aprovaram na última sessão da Câmara Municipal um projeto de lei de autoria dos vereadores Roberto de Almeida (Republicanos) e Bárbara Regiani de Oliveira (DEM) que obriga as escolas das redes públicas e particulares da Educação Infantil ao Ensino Médio a exigir dos no ato da matrícula escolar dos alunos de até 18 anos a apresentação da carteira de vacinação atualizada.


Lei estadual

A apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula está prevista em lei no Estado de São Paulo desde o ano passado. A Lei nº 17.252, de 17 de março de 2020 tornou obrigatória a apresentação do documento dos alunos de até 18 anos em todo o território estadual. Em Serra Negra, a exigência já é feita nas escolas municipais desde o início dos anos 2000. Todas as escolas vão receber uma cópia da lei aprovada.
 

Carteira atualizada

A lei municipal obriga a atualização das carteiras das crianças que não estiverem com as vacinas em dia. A não apresentação do documento atualizado, no entanto, não impede a efetivação da matrícula. Diretores e ex-diretores da rede municipal garantem que as escolas sempre cobraram a  apresentação e atualização das carteiras.


Transporte escolar

Os estudantes de instituições de ensino localizadas em outros municípios ainda estão sem o auxílio transporte da prefeitura. O processo de chamamento público para a contratação da empresa que vai oferecer o serviço ainda não foi finalizado. Os vereadores encaminharam ofício ao Executivo solicitando ajuda em dinheiro aos alunos até que o processo de contratação da empresa de transporte seja finalizado. 


Sessão de cinema

A exibição do filme "O Pequeno Mundo de Dom Camilo" ontem, 7 de agosto, na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, com plateia cheia, marcou a retomada das atividades do Kanemo Cineclube em Serra Negra. As sessões serão semanais, aos sábados, às 19 horas, na Casa da Cultura, com reserva de lugares por causa dos cuidados com a pandemia. No próximo sábado,14 de agosto será exibido o documentário “Danado de Bom” (75 minutos), de Deby Brannand. Ele conta com participações de músicos consagrados como Dominguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Alcione e acompanha o compositor João Silva em uma viagem pelo sertão nordestino até sua cidade natal, Arcoverde, no agreste de Pernambuco.


Multas para os fujões

Em julho, informa a prefeitura, foram aplicadas 25 multas a pessoas que não cumpriram o isolamento, embora estivessem contaminadas ou com sintomas de covid-19. Os fujões foram multados em R$ 1 mil por descumprir o isolamento domiciliar e desobedecer a orientação médica. No total, foram 255 visitas realizadas. Em junho haviam sido aplicadas 22 multas. 


Marcenaria reativada

A Secretaria de Serviços Municipais, cumprindo ordem do prefeito Elmir Chedid, reativou a sua marcenaria, localizada na Garagem Municipal. Já foram feitas lá sete mesas para o auditório Mário Covas Júnior, no Centro de Convenções. O  parlatório está sendo reformado. Além disso, bancos da Praça Sesquicentenário também passam por reforma. 


Cursos profissionalizantes

Dezesseis alunos participam da primeira turma do Empretec 2021, na Escola Municipal Profissionalizante José Franco de Godoy. O Empretec é um curso com metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), com 60 horas de aulas. Ele faz parte de um convênio entre a prefeitura e o Sebrae, que oferece cursos profissionalizantes em Serra Negra. Os interessados devem procurar o posto Sebrae Aqui, no Centro de Convenções, Mezanino, sala 4. No local também será possível saber quais os próximos cursos programados. A consulta também pode ser feita pelo telefone (19) 3842-2345, também WhatsApp.


Mamografia gratuita

Mulheres de 50 a 69 anos têm direito, no Estado de São Paulo, a exames gratuitos de mamografia, a cada dois anos, oferecidos pelo Programa Mulheres de Peito.
Para agendamento, é preciso ligar para 08000.779.000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.




Seja nosso parceiro!

Comentários