//EDUCAÇÃO// Curso gratuito prepara para o vestibular e para a vida


 

A falta de informação sobre as alternativas disponíveis para ingressar na universidade é um dos principais obstáculos para o acesso dos alunos das escolas públicas ao ensino superior.

Oferecer as informações necessárias, além do conteúdo exigido no vestibular e estimular o pensamento crítico dos alunos é o objetivo da Rede Emancipa, movimento social de cursinhos populares pré-universitários gratuitos, que foi o tema do Serra Negra na Roda transmitido na quarta-feira, 25 de agosto, pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Para falar sobre o assunto, o programa entrevistou Maurício Marques, bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador-geral do Cursinho Emancipa Amparo, Manuela Lowenthal Ferreira, doutoranda em ciências sociais pela Unifesp e professora de sociologia na pública, e Bruno Nonato, mestrando em educação pela PUC- Campinas, professor da rede estadual de ensino e do Cursinho Emancipa em Amparo.

Há alunos nas escolas públicas, revela Manuela, que nem sabem da existência das universidades públicas. “Alguns me perguntam, 'como assim, professora? É de graça?'”, relata Manuela.

A proposta da Rede Emancipa, ela explica, é não só oferecer o conteúdo necessário para enfrentar os vestibulares, mas também informar  e conscientizar os alunos de que o espaço universitário deve ser ocupado pelos egressos das escolas públicas do país.

"Muitas vezes, os alunos da rede pública não se sentem capazes para estar naquele espaço, acham que não é deles, e que é detenção de outra classe social”, salienta. “O Emancipa vai além do conteúdo do vestibular. Tem a preocupação de trazer perspectivas para o estudante”, afirmou.

Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já destinar metade de suas vagas para pretos, pardos e indígenas, além dos estudantes da rede pública de ensino, esses alunos não estão chegando às universidades, lembra Nonato. “Os jovens não estão tendo a ponte que o ligue da escola à universidade. Daí a proposta de uma educação escolar gratuita”, explicou.

O Emancipa de Amparo - que não possui processo seletivo - promoverá um encontro para início da programação do segundo semestre de 2021 neste sábado, 28 de agosto, às 9 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Com o avanço da vacinação estamos abrindo de forma mais ampla as inscrições para os vestibulares deste ano e para quem quer iniciar um ciclo de preparação de longo prazo para vestibular de 2022”, explicou Marques.

O cursinho oferece aulas gratuitas que, este ano, serão 100% online, para toda a região do Circuito das Águas Paulista. Os alunos que não puderam participar das aulas online ao vivo vão poder acessá-las a qualquer hora.

Os interessados e interessadas devem acessar o formulário de inscrição disponibilizado nas redes sociais (Instagram: @emancipaamparo).

Também é possível entrar em contato com o coordenador Maurício pelo WhatsApp (11) 9.8464-8594 para solicitar o formulário e tirar dúvidas.

A seguir, a íntegra do programa:





Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.