//CULTURA/ Serra Negra terá sessões de cinema gratuitas todos os sábados




Serra Negra volta a ter cinema, graças a uma parceria entre o Kanemo Cineclube a a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari. As sessões, gratuitas, serão aos sábados, a partir das 19 horas, na Casa da Cultura (Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro). 

A estreia da programação será neste sábado, 7 de agosto, com o filme "O Pequeno Mundo de Dom Camilo" (1952, 107 minutos), dirigido por Julien Duvivier, com Fernandel e Givo Cervi nos papéis do padre e do prefeito comunista de um vilarejo italiano no pós-guerra. 

O filme trata com humor questões sérias, como a desigualdade entre ricos e pobres, os direitos dos trabalhadores e até o amor proibido entre um casal de adversários ideológicos, que briga constantemente, mas anseia por um dia viver em paz, longe de tanta confusão. 

Os dois protagonistas, Don Camilo e Peppone, embora tenham profundas divergências sobre quase tudo, se respeitam como seres humanos íntegros e honestos. O filme teve um extraordinário sucesso comercial em todo o mundo e gerou quatro sequências com os dois atores principais. 

No dia 14 de agosto será exibido o documentário “Danado de Bom” (75 minutos), de Deby Brannand. Ele conta com participações de músicos consagrados como Dominguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Alcione e acompanha o compositor João Silva em uma viagem pelo sertão nordestino até sua cidade natal, Arcoverde, no agreste de Pernambuco. 

João relembra sua jornada, de menino andarilho, semianalfabeto, até se tornar compositor de sucessos como “Pagode Russo”, “Nem se Despediu de Mim” e “Danado de Bom”, e um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. Ele compôs mais de 3 mil músicas, e faleceu antes de ver o documentário finalizado..

No sábado seguinte, 21 de agosto será exibido o longa “Marcha sobre Roma" (1962, 94 minutos), dirigido por Dino Risi, com Vittorio Gassman e Ugo Tognazzi.  O filme aborda o início do fascismo na Itália, desde as origens do movimento no ano de 1919 até o episódio conhecido como Marcha Sobre Roma, em outubro de 1922.

Os acontecimentos que levaram Mussolini ao poder são mostrados pelos olhos de dois pobres coitados, Domenico Rocchetti e Umberto Gavazza, que se unem aos fascistas para sobreviver, mas que se arrependem da adesão quando descobrem que são obrigados a matar. 

A Marcha Sobre Roma foi uma grande manifestação fascista com características de golpe de estado, realizada a 29 de Outubro de 1922. O evento representou a chegada ao poder do Partido Nacional Fascista (PNF) e o fim da democracia liberal. 

O diretor, Dino Risi, é um dos inventores da "commedia all'italiana", ao lado de Ettore Scola, Mario Monicelli e Pietro Germi.

Dirigiu 54 filmes, entre os quais "Férias com o Gângster" (1951), "O Signo de Vênus" (1955), "Belas, mas Pobres" (1956), "Essa Vida Dura" (1961), "Aquele que Sabe Viver" (1962), "Operação San Genaro" (1966), "Esse Crime Chamado Justiça" (197 1) e "Perfume de Mulher", que valeu a Vittorio Gassman o grande prêmio de interpretação masculina no Festival de Cannes de 1975. Em 1992 foi lançada uma refilmagem dirigida por Martin Best, e que rendeu ao protagonista, Al Pacino,  o Oscar de melhor ator. Risi recebeu, em 2002, um Leão de Ouro, no Festival de Veneza, pelo conjunto da obra.

No último sábado de agosto, dia 28, será a vez do documentário “Piadeiros” (90 minutos), de  Gustavo Rosa de Moura, que acompanha uma equipe de filmagem que viaja pelo Brasil em busca de comediantes não profissionais, pessoas que contam piadas nas ruas, praças, bares e mercados. 

Misturando personagens, paisagens, a equipe e o próprio processo itinerante de pesquisa, "Piadeiros" é como um "road movie" da risada.

Quem quiser assistir aos filmes deve reservar seu lugar enviando uma mensagem via Messenger para a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari (www.facebook.com/casadaculturadalmodallari). É obrigatório o uso de máscaras de proteção. 




Comentários