//CINEMA// Filme sobre Mestre João, autor de 3 mil músicas, será exibido sábado

Joao Silva, parceiro de Luiz Gonzaga, compôs 3 mil músicas, gravadas por dezenas de artistas 

 

O Cineclube Kanemo, em parceria com a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, vai exibir no sábado, 14 de agosto, o filme "Danado de Bom", dirigido por Deby Brennand, vencedor do Cine PE de 2016, e que conta a história do compositor João Silva, autor de cerca de 3 mil músicas, gravadas por uma legião de artistas consagrados.

Mestre João, como era conhecido, foi um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. O documentário acompanha uma viagem sua de volta a Arcoverde, no agreste de Pernambuco, onde nasceu, relembrando a trajetória de menino andarilho e semianalfabeto a criador de forrós, baiões e xotes de sucesso como A Mulher do Sanfoneiro, Danado de Bom, Pagode Russo, Nem se Despediu de Mim e Pra Não Morrer de Tristeza. 

O filme reúne depoimentos ou participações musicais de nomes como Dominguinhos, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Zeca Baleiro, Gilberto Gil e Lenine, e procura dar a dimensão de mestre João, responsável por colocar Luiz Gonzaga de novo nas paradas de sucesso na última parte da sua vida, graças às letras animadas e espirituosas de suas músicas.

"Danado de Bom" será exibido na Casa de Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari (Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra), às 19 horas. A entrada é gratuita, mas os lugares devem ser reservados, por meio de mensagem à Casa da Cultura e Cidadania (www.facebook.com/casadaculturadalmodallari). 

A programação para este mês do Cineclube Kanemo/Casa da Cultura e Cidadania prevê a exibição do clássico "Marcha sobre Roma" (1962) dirigido por Dino Risi, com Vittorio Gassman e Ugo Tognazzi, que aborda o início do fascismo na Itália, no dia 21, e o documentário “Piadeiros”, de  Gustavo Rosa de Moura, que acompanha uma equipe de filmagem que viaja pelo Brasil em busca de comediantes não profissionais, pessoas que contam piadas nas ruas, praças, bares e mercados. 



Comentários