//CINEMA// Comédia sobre o fascismo será exibida sábado, com entrada franca

Ugo Tognazzi e Vittorio Gassman: fascistas por conveniência na comédia "A Marcha Sobre Roma"


O Cineclube Kanemo, em parceria com a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, exibe no sábado, 21 de agosto, o filme "A Marcha Sobre Roma" (1962, 94 minutos), dirigido por Dino Risi, com Vittorio Gassman e Ugo Tognazzi. 

O filme, uma das melhores obras da Commedia All'Italiana, mostra a história da implantação do fascismo na Itália, desde as origens do movimento no ano de 1919, até o episódio que ficou conhecido como "Marcha Sobre Roma", em outubro de 1922. Os acontecimentos que levaram Benito Mussolini ao poder são mostrados pelos olhos de dois deserdados da vida, Domenico Rocchetti e Umberto Gavazza, veteranos da 1ª Guerra Mundial, que se aliam aos fascistas para poder sobreviver.

Embora lançado há 59 anos, o filme é extremamente atual, pois muitos dos incidentes que mostra fazem parte do noticiário sobre o governo Bolsonaro.

O diretor, Dino Risi, é um dos mestres da chamada "commedia all'italiana, ao lado de Ettore Scola, Mario Monicelli e Pietro Germi. Dirigiu 54 filmes, entre os quais "Férias com o Gângster" (1951), "O Signo de Vênus" (1955), "Belas, mas Pobres" (1956), "Essa Vida Dura" (1961), "Aquele que Sabe Viver" (1962), "Operação San Genaro" (1966), "Esse Crime Chamado Justiça" (197 1). "Perfume de Mulher" valeu a Vittorio Gassman o grande prêmio de interpretação masculina no Festival de Cannes de 1975. Em 2002, Risi recebeu um Leão de Ouro, no Festival de Veneza, pelo conjunto da obra.

Vittorio Gassmann e Ugo Tognazzi são dois dos maiores atores do período de ouro do cinema italiano, ao lado de Marcello Mastroianni e Alberto Sordi. O sucesso desses artistas nas centenas de filmes que protagonizaram tornou a cinematografia italiana conhecida e admirada em todo o mundo.

"A Marcha Sobre Roma" será exibido na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari (Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra), às 19 horas, com entrada franca. Como os lugares são limitados por causa da pandemia, a reserva deve ser feita por meio de mensagem na página da Casa da Cultura e Cidadania no Facebook (www.facebook.com/casadaculturadalmodallari)  .




Comentários