//CIDADE// Associação Comercial se reestrutura para trazer faculdade e ter mais associados


Tiago Jardim, novo presidente da Acia: associação não pagará aluguel na nova sede


A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia) está instalada em nova sede, na Rua Sete de Setembro, 135, no Centro.

O principal objetivo da mudança é reduzir despesas para concentrar os investimentos nos novos projetos da entidade, entre os quais a instalação de uma unidade da Faculdade do Comércio em Serra Negra.

“A mudança atende à uma reestruturação da associação, que não pagará mais aluguel”, informou o seu presidente, Tiago Jardim. Recém-nomeado em substituição a Luiz Machado, que morreu em consequência da covid-19 em 23 de julho, Tiago pretende iniciar uma nova fase na entidade.

O espaço ocupado pela Acia foi cedido pela Previnity, empresa da qual Jardim é sócio, em conjunto com o empresário e político Marcos Bueno (Republicanos), candidato derrotado à prefeitura de Serra Negra em 2020.

A Previnity e a Acia funcionam em salas diferentes do mesmo prédio, alugado pela empresa. A expectativa de Jardim é enxugar as despesas financeiras para posteriormente investir os recursos no aluguel de salas do imóvel do prédio ao lado, onde planeja alugar novas salas para instalar o polo regional da Faculdade do Comércio e para abrigar atividades do Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas Paulista, projeto do qual a Acia participa, em parceria com a Associação Comércio Forte.

A previsão do presidente da Acia é inaugurar o polo da Faculdade do Comércio de São Paulo até o fim deste ano. Jardim está em negociações com o Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio S/A, mantenedor da instituição de ensino, vinculado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

A Faculdade do Comércio oferece cursos de graduação, pós-graduação e especialização para formar profissionais do setor do comércio, como Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Comercial e Gestão em Logística. Os cursos, informa Jardim, são reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Além da economia com o aluguel, a Acia vai eliminar outras despesas, entre as quais gastos com energia elétrica e internet. “Ficou apenas a conta do telefone fixo”, salienta. A estratégia é ampliar a oferta de serviços e benefícios aos empresários e trabalhadores do comércio para ampliar o número de associados.

Com 120 filiados, a Acia oferece pacotes de adesão que variam de R$ 39,90 a R$ 79,90 dependendo dos benefícios oferecidos. Os novos projetos devem atrair mais filiados. A estimativa anterior à pandemia é de que Serra Negra tinha cerca de 600 estabelecimentos comerciais na região central.

A expectativa da nova administração é atrair, além dos empresários da região central, os de outras áreas do município e segmentos, como da indústria e do agronegócio.

A aproximação com as demais entidades representativas empresariais, em especial com a Associação Comércio Forte e Associação dos Hotéis Bares e Similares de Serra Negra (Ashores) também está entre suas prioridades.

Uma de suas principais ideias é usar a tecnologia para integrar as ações do comércio e da rede hoteleira. O empresário começa esta semana uma conversa sobre o assunto com  representantes do setor.

A quatro meses do Natal, a Acia, no entanto, ainda não tem planos de decoração e eventos para a data. "Isso era para ontem", reconhece. Jardim  pretende começar a planejar as ações para o Natal antes mesmo de a prefeitura definir sua programação e apresentar seus planos às entidades empresariais.  



Comentários