//ANÁLISE// Falta o Congresso

                                                                                                                                                                                


Fernando Pesciotta


Em decisão unânime, o TSE anunciou a abertura de inquérito contra Bolsonaro por seus ataques ao processo eleitoral.

Como bem lembrou o presidente da Corte, Luiz Roberto Barroso, ao questionar as urnas eletrônicas e dizer que sem voto impresso não terá eleição, Bolsonaro age contra a democracia. Como uma criança doente e mimada, só vale o que ele quer.

Já dissemos que Bolsonaro usa o velho truque de projetar nos outros os seus propósitos espúrios.

Ao dizer a seus fundamentalistas que Barroso quer manipular a eleição e deixar espaço para questionamentos posteriores, revela sua verdadeira intenção. Esse é o seu objetivo, e não do presidente do tribunal.

Seu desejo mais profundo é repetir Donald Trump e colocar o processo eleitoral em dúvida para motivar uma tentativa de tomada de poder à força.

Ao mesmo tempo que usa essa retórica golpista, alimenta a fúria de policiais e outras categorias militares, constituindo sua Gestapo, além de colocar armas nas mãos de milhares de pessoas.

Claramente, o genocida está testando os limites dos Poderes. O Judiciário dá, agora, uma resposta que pode ser mais veemente se de fato cumprir seu papel até o fim, o que inclui chamar o presidente, ministros e até militares para depor e explicar a tentativa golpista.

O Congresso precisa reagir e se posicionar à altura. 

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Comentários