//SERRA NEGRA NA RODA// Manifestação política na cidade ajuda população a entender sua força como cidadã



O cidadão é um agente público, político e transformador e deve utilizar todas as oportunidades para manifestar sua opinião. As manifestações políticas em Serra Negra são uma oportunidade de a população entender a força que tem como cidadã e para mostrar que, apesar de 80% dos eleitores terem votado em Bolsonaro, uma parte da cidade está descontente com o atual governo.

As manifestações políticas e o exercício da cidadania foram os temas do Serra Negra na Roda, transmitido nesta sexta-feira, 2 de julho, pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Participaram do debate o ativista ambiental e cultural Marcos Mielli, o Prancha, o professor de história Felipe Pereira, e a estudante do 8º período de direito, Gabriela Rodrigues Cardoso dos Santos.


“Desde a Constituição de 1988, o Estado tem como principal preocupação a burocratização e tem deixado de escanteio a parte que coloca o cidadão como agente político, esquecendo que o cidadão deve ser tratado como agente público, político e transformador”, afirmou o professor Felipe Pereira.

Sobre as manifestações de hoje, 3 de julho, Pereira avalia que devem ser vistas por dois viés. “Um deles é a oportunidade de a sociedade ir às ruas, colocar seu descontentamento com um governo desastroso em vários sentidos e o outro é usar as manifestações para projetar um futuro que queremos para o país”, disse.

Marcos Mielli lembrou que o processo de democratização em Serra Negra foi mais lento devido às administrações biônicas no passado, em que os prefeitos eram indicados e não eleitos pelo pleito eleitoral. O ativista destacou ainda a importância de entender o que há por trás das manifestações políticas, como a de 2013.

“Manifestação é descobrir a força que tem a massa quando vai para a rua. A luta aqui é igual à de uma cidade grande como São Paulo”, comparou. 

Para a estudante de direito Gabriela Rodrigues, essa é a oportunidade de os serranos que desaprovam o atual governo manifestarem seu descontentamento. “É de grande importância em Serra Negra, uma cidade onde mais de 80% da população votou em Bolsonaro, mostrar que as pessoas estão indignadas e que a gente não aceita o que está ocorrendo”, afirmou.

Gabriela lembrou as mais de 500 mil mortes por covid-19, a falta de vacina para toda a população e as denúncias de corrupção na compra de vacina. “As manifestações são muito importantes para a democracia de Serra Negra”, salientou.

Os participantes analisaram também a participação dos serranos na política local lembrando que a administração municipal e o Legislativo devem formular políticas públicas para promover a cidadania e o desenvolvimento socioeconômico do município sem beneficiar ou privilegiar um setor específico.

Para os debatedores faltou durante a pandemia um plano de enfrentamento abrangente que ofereça alternativas em especial para empregar os jovens que perderam seus empregos, os idosos e que apresente alternativas para a saída da pandemia. 

A seguir, a íntegra do programa:



Comentários