//POLÍTICA// Deputado quer apresentar cidades do Circuito das Águas a consulados

Deputado Paulo Fiorilo: políticas públicas voltadas para o desenvolvimento
 econômico de Serra Negra devem partir da vocação regional do município


Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) pretende apresentar as cidades do Circuito das Águas Paulista aos representantes diplomáticos de diversos países, para promover um debate sobre o desenvolvimento econômico com prefeitos e secretários dos municípios da região.

A ideia de realizar encontros entre cônsules-gerais e representantes de municípios do Circuito das Águas Paulista foi apresentada aos integrantes da Executiva Municipal do PT de Serra Negra, pelo deputado, que esteve em visita à cidade na sexta-feira, 16 de julho. O encontro com os petistas serranos foi realizado na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Fiorilo veio a Serra Negra acompanhado pelo presidente do PT de Amparo, Tobias Gasparini, pela vereadora amparense Silvinha Forato (PT) , e pelo presidente do PT de Valinhos, Thiago Soratto. 

O deputado informou que pretende procurar os prefeitos da região, entre os quais o de Serra Negra, Elmir Chedid (DEM), para apresentar a proposta. O encontro entre os cônsules-gerais e prefeitos já vem sendo promovido pela Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa em diversas regiões do Estado de São Paulo.

Reunião com o deputado Paulo Fiorilo foi na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari


“Temos feito isso com o cônsul da Itália, da Suécia, da China, Israel, e temos mais três encontros marcados com Jales, Bauru e Araraquara”. Sua expectativa é iniciar conversas com prefeitos do Circuito das Águas neste segundo semestre deste ano.

O deputado avalia que as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico de Serra Negra devem partir da vocação regional do município. “Tem de pensar inicialmente como você fortalece a vocação”.  

Fiorilo explica que é difícil tentar descobrir novos nichos de negócios em um momento de crise econômica como o atual. “É melhor tentar apostar naquilo que a região pode oferecer”, disse.

Como a vocação turística da cidade é o turismo, o deputado sugere buscar alternativas para agregar à atividade turística com o objetivo de criar novos empregos e elevar a renda dos trabalhadores. “Pode ampliar a rede gastronômica, divulgar a fabricação de cerveja artesanal, cachaça e comida, o que vai envolvendo mais gente e criando emprego e renda”, salientou.

Ele lembrou que a crise econômica provocada pela pandemia afeta em especial o turismo. “Mas se você se prepara e tem alternativa para atrair turistas, depois da vacinação e de superar este momento mais difícil, vai atrair pessoas.”

O deputado ressaltou também a importância de explorar as belezas naturais da região. “Aqui tem vales, montanhas, cachoeiras, mas sempre é importante discutir a vocação e partir daí”, afirmou Fiorilo.

Encontros e diálogos com cônsules e representantes de outros países, o deputado avalia, podem apresentar regiões até então desconhecidas para eles. “Às vezes, o cônsul não conhece além das cidades que estão encostadas em São Paulo. Precisamos trazer esses cônsules para o interior do Estado”, disse. 



SEJA NOSSO PARCEIRO!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários