//PANDEMIA// Vacinação avança em Serra Negra, mas momento ainda é de cautela


 

Lucas Menezes


A campanha de vacinação em Serra Negra tem avançado na medida do possível. Pouco mais da metade da população já tomou ao menos uma dose da vacina, enquanto a segunda dose (ou dose única) foi aplicada a pouco mais de 20% dos serranegrenses. 

No gráfico apresentado acima, observamos a distribuição de doses por faixa etária. Como era de se esperar pela estratégia de vacinação, os grupos com idade superior a 40 anos já foram vacinados em sua maioria, pelo menos com a primeira dose. A grande parte dos não vacinados apresenta idade inferior a 35 anos, em que a parcela vacinada está bem baixa. Claro, eles são os próximos da fila também. 

Interessante observar a faixa entre 35 e 39 anos, na qual a vacinação completa está alta em relação àqueles que tomaram somente a primeira dose. Isso se deve à chegada das vacinas de dose única da Janssen coincidindo com o momento em que esse grupo se vacinaria. Esse efeito parece ter aparecido também na faixa de 45 a 49 anos, mas com menor impacto. 

Apesar de mostrar que grande parte da população mais vulnerável ao covid-19 está pelo menos parcialmente protegida da doença, o gráfico também nos mostra que a população que mais se locomove no dia-a-dia, a dos jovens adultos, está praticamente toda sem a proteção da vacina. Mesmo apresentando menor incidência de casos graves, a disseminação do vírus nessas camadas da população faz com que ele continue a circular bastante, o que pode acarretar em problemas, como o surgimento de novas variantes. 

O momento é, portanto, de cautela. A vacinação está avançando, mas devemos lutar para que seja acelerada. Mais ainda, temos que convencer aqueles que têm resistência à vacina para que compareçam aos postos e se protejam. O efeito da vacinação é sempre coletivo e poderemos ficar mais tranquilos quando atingirmos os níveis inicialmente propostos de 70% a 80% da população totalmente vacinada. Até lá, continuemos a nos cuidar.


SEJA NOSSO PARCEIRO!

Assine o Viva!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários