//PANDEMIA// No Brasil, 60% da população com mais de 18 anos foi vacinada



Com a vacinação de mais de 96 milhões de brasileiros contra a covid-19 com, pelo menos, a primeira dose do imunizante, o número de casos e de óbitos pela doença caiu cerca de 40%, em um mês, de acordo com dados do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde.

Os números consideram a média móvel de casos e mortes de 25 de junho a 25 de julho deste ano. No caso das mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil, no período. O número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

O Estado de São Paulo já vacinou 75% da população adulta na campanha de vacinação contra a covid-19. O número indica que, a cada quatro pessoas com 18 anos ou mais, três já receberam pelo menos uma dose do imunizante.

No Estado de São Paulo, 26% da população já tem o esquema vacinal completo, composto por duas doses, no caso dos imunizantes do Butantan/Coronavac, Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e da Pfizer, ou por dose única da Janssen.

Em Serra Negra, 59% da população total recebeu a primeira dose do imunizante e 25% as duas doses ou a dose única, segundo o "vacinômetro" do governo do Estado desta terça-feira, 27 de julho.

O Brasil ultrapassou a marca de 60% da população vacinada com, pelo menos, uma dose de vacina contra a covid-19. Nessa situação já são mais de 96,3 milhões de brasileiros, dos 160 milhões com mais de 18 anos. Apesar da boa marca de primeira dose, o número de pessoas com ciclo de imunização completo, ou seja, que tomaram duas doses da vacina ou a dose única é de 37,9 milhões de pessoas.

Para que as vacinas sejam de fato eficazes, as autoridades de saúde alertam que é necessário que as pessoas tomem as duas doses. "A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave, gravíssima e, principalmente, óbitos em decorrência da covid-19", destaca o Ministério.

Até o fim deste ano, a expectativa é de que mais de 600 milhões de doses de imunizantes contra o novo coronavírus, contratadas por meio de acordos com diferentes laboratórios, sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações. Para o mês de agosto, a previsão é de que a pasta receba, pelo menos, 63 milhões de doses.

A partir de outubro, o Brasil deve entrar em uma nova fase em relação às vacinas contra a covid-19 com a entrega das primeiras doses 100% nacionais. É que o Brasil assinou um acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) que permitirá a produção nacional do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina de covid-19. Atualmente, o Brasil só produz vacina com o IFA importado. (Com informações da Agência Brasil - Foto de Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)




CLIQUE EM

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários