//PANDEMIA// Aulas presenciais do ensino técnico e superior serão retomadas em agosto



A partir de 2 de agosto, as aulas presenciais nas escolas de ensino técnico e de ensino superior poderão ser retomadas no Estado de São Paulo. O anúncio foi feito hoje (7) pelo governo do Estado.

No caso das instituições de ensino superior e nas faculdades de nível técnico, como as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), o limite de capacidade permitido é de até 60% do total de alunos. Para as instituições de ensino técnico de nível médio, como as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), não haverá limite de ocupação.

Além disso, atividades práticas, laboratoriais e estágios de cursos superiores em todas as áreas também poderão ocorrer presencialmente, sem limite de ocupação. Já os cursos de medicina, saúde pública, saúde coletiva e  medicina veterinária poderão funcionar de forma presencial.

Nas escolas de educação básica, as aulas presenciais poderão ser retomadas a partir do dia 1º de agosto, sem limite máximo de alunos. Esse anúncio já havia sido feito pelo governo no mês passado. Neste caso, cada escola vai poder calcular quantos alunos serão permitidos de forma presencial, desde que seja mantido um distanciamento mínimo de 1 metro entre eles.

Atualmente, por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais no Estado de São Paulo são permitidas com capacidade máxima de 35% no número de alunos e limite mínimo de 1,5 metro de distância entre eles.

Testes para retomada

O governador João Doria (PSDB) anunciou que o Estado de São Paulo vai realizar, a partir de 17 de julho, 30 eventos com rigorosos protocolos de segurança para a retomada nas áreas de economia criativa, negócios, lazer, esportes e turismo. 

“Com a melhoria dos indicadores da pandemia, vamos dar um novo passo na retomada econômica no Estado de São Paulo e vamos iniciar o acompanhamento de 30 eventos nas áreas de cultura, negócios, lazer, esportes e turismo. Os eventos serão realizados com testagem obrigatória e pessoas vacinadas, além de manter rígidos protocolos sanitários para segurança, controle e monitoramento dos participantes”, disse Doria.

Os eventos previamente definidos ocorrerão na capital e Interior em ambiente controlado, com testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do governo do Estado. O objetivo desse estudo é ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de um dos setores mais afetados na pandemia do coronavírus e que emprega milhões de brasileiros.

Os testes utilizados serão de antígeno, com resultado imediato, aprovados pela Anvisa, que diagnostica pessoas que estão contaminadas e transmitindo a covid-19. Haverá limitação de público e serão progressivamente testados eventos mais complexos, de acordo com avaliações e acompanhamentos dos participantes pós-evento. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)


SEJA NOSSO PARCEIRO!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários