//OPINIÃO// O ódio por quem pensa diferente



Carlos Motta


O anúncio de uma carreata pela cidade neste sábado, 3 de julho, como parte da mobilização nacional da Campanha Fora Bolsonaro, provocou forte reação nas redes sociais. Alguns comentários agressivos e chulos foram postados em publicações de páginas pessoais e do PSOL anunciando o evento.

A carreata está sendo organizada por um grupo suprapartidário, com o apoio do PSOL e do PT locais. Vai ter início às 14 horas, saindo do Casco de Ouro, com previsão de percorrer bairros e o centro de Serra Negra.

Os organizadores escolheram essa forma de protesto contra o governo Bolsonaro para evitar aglomerações. Avisam que estarão atentos a todos os cuidados sanitários para evitar contaminação pelo covid-19.

E lembram que essa será o primeiro grande ato político organizado na cidade desde as eleições de 2018, quando um corajoso grupo de cerca de 80 serranos desceu a Rua Coronel Pedro Penteado, num domingo à noite, sob a palavra de ordem "ele, não!", em referência ao então candidato presidencial Jair Bolsonaro - que acabou recebendo, em segundo turno, 82% dos votos dos eleitores locais.

A ausência de manifestações políticas e a popularidade do atual presidente em Serra Negra talvez expliquem o estranhamento com que algumas pessoas estão recebendo a notícia de que se organiza na cidade um ato contra o governo. 

Em democracias sólidas tais eventos são recebidos com absoluta tranquilidade, pois fazem parte da dinâmica social.

A agressividade com que alguns reagiram a essa notícia, porém, indica que ainda há pouca tolerância na comunidade para quem pensa diferente da ideologia dominante - um fenômeno que pode ser mais acentuado em Serra Negra, mas que ocorre em todo o país.

Mas seja qual for a causa da reação dessas pessoas, é importante registrá-la, para que sirva de exemplo de quão forte tem sido a influência da campanha de mentiras e ódio promovida pelos neofascistas na sociedade brasileira.

Os comentários a seguir não foram editados, apenas os nomes de seus autores foram omitidos. Afinal, não têm importância, pois cada um deles individualmente carrega a mesma carga de imbecilidade, agressividade e intolerância.

Divirtam-se. Ou se enojem:

"só apoiam os criminosos"

"Psol criminosos não voltarão ao poder mais malditos"

"Vão trabaiá bando de lixo. Vagabundos iguais vocês estão com os dias contados nesse Brasil... bando de merd@"

"Vão tomar no cu esquerdistas sebósos, ha vcs gostam né? Kkkkkkk"

"Vão se fuder, bando de vagabundos sem futuro"

"PSOL é vagabundagem. São bandidos travestidos de partido politico"

"Cruz credo mil vezes esses que contra nossa PÁTRIA"

"NOSSO PRESIDENTE É BÊNÇÃO DE DEUS e NÓS TAMBÉM REVESTIDO DA ARMADURA DO SENHOR COBERTO COM VOSSO MANTO SAGRADO E A LUZ DO SENHOR NOS ILUMINE GUARDE e GUIE NOSSA CAMINHADNOS LIVRANDO DE TODO O MAL AMÉM"

"Moro22"

"Fora PT!!!"


SEJA NOSSO PARCEIRO!

www.catarse.me/parceirodoviva

 

Comentários