//CIDADE// Em meio a polêmica, Câmara vota novo nome do Paço Municipal



A Câmara Municipal de Serra Negra realiza sessão extraordinária nesta segunda-feira, 12 de julho, para votar exclusivamente o projeto de lei que dá a denominação de Palácio das Águas Prefeito Antônio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo) ao prédio onde está instalada a prefeitura municipal, localizado à Praça John F. Kennedy, no centro de Serra Negra.

A expectativa do presidente da Câmara, César Borboni, o Ney, é que o projeto seja aprovado e, provavelmente, por unanimidade, apesar da polêmica causada pelo fato de já haver outro projeto de lei, protocolado no ano passado, que dava ao local a denominação de Paço Municipal Palácio das Águas Prefeito Irineu Saragiotto, também ex-chefe do Executivo de Serra Negra.

O projeto de lei em homenagem a Bimbo, falecido em 1º de julho, é de autoria do prefeito Elmir Chedid (DEM) e foi protocolado no mesmo dia do falecimento do vice-prefeito. O presidente da Câmara explica que não há impedimento legal para a votação, uma vez que o projeto anterior foi arquivado e sua tramitação se encerrou no fim da legislatura, no ano passado.

De autoria do ex-vereador Leandro Gianotti Pinheiro (PV) e do vereador reeleito Roberto de Almeida (Republicanos), o projeto anterior foi protocolado em 7 de dezembro de 2020, último mês da legislatura passada.

Irineu Saragiotto foi prefeito de Serra Negra no período de 1955 a janeiro de 1959 e de 1973 a 1977. Também ocupou uma cadeira na Câmara Municipal por quatro legislaturas.

Segundo autores do projeto que homenageia Irineu Saragiotto, depois que o texto foi protocolado, teria ocorrido uma conversa entre familiares do ex-prefeito e o atual presidente da Câmara. Ney informa, no entanto, que o projeto anterior não existe mais e que já teria se encerrado.

“O anterior venceu, o prefeito Elmir protocolou o projeto atual e os vereadores querem votar esse projeto”, disse. “O projeto vai ser votado e provavelmente será aprovado”, acrescentou.

Para autores do projeto anterior, a questão seria moral, não ilegal. Procurados pelo Viva! Serra Negra, os familiares do ex-prefeito Irineu Saragiotto preferiram não se manifestar sobre o assunto.

Na página da prefeitura no Facebook, a arquiteta Andrea Saragiotto, filha do ex-prefeito, além de ressaltar a existência do projeto anterior, lembrou que as obras de construção da Praça João Kennedy e da Fonte São Carlos foram realizadas na gestão de seu pai.


SEJA NOSSO PARCEIRO!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários