//CIDADE// Bimbo, uma lenda na política de Serra Negra

Dona Zaira, Bimbo, prefeito Elmir Chedid e sua esposa, Deborah Chedid: legado de honestidade


Conhecido pelo apelido de Bimbo, o vice-prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi, falecido na madrugada desta quinta-feira, 1º de julho, era considerado uma lenda para muitos políticos e pessoas que ocuparam cargos públicos em Serra Negra. Eles ressaltaram o legado de honestidade e probidade administrativa deixada pelo ex-prefeito e o fato ter sido vitorioso em todas as campanhas eleitorais de que participou. Além disso, Bimbo também era considerado um chefe de família exemplar.

O Viva! Serra Negra traz a seguir depoimento de serranos que conviveram com o vice-prefeito na vida pública ou privada. 

Elmir Chedid (prefeito de Serra Negra): "Hoje é um dia triste para nós serranos, para as pessoas que o conheciam e o amavam. A morte dele nos traz tristeza. Conheço o Bimbo desde os cinco anos de idade. Eu o considerava um segundo pai. É uma perda muito grande para Serra Negra. Era um homem, de 82 anos, que ainda tinha uma cabeça pensante, ajudando a planejar este novo mandato. É uma tristeza grande, vai aqui nossos pesares a Dona Zaira, Demétrius, sua irmã Franca e familiares. Decretamos sete dias de luto oficial no município pelo trabalho que ele realizou em Serra Negra. Meu querido amigo Bimbo, obrigado por tudo." 

César Augusto Borboni (presidente da Câmara Municipal): "O Bimbo era querido por todos, até por quem era contra ele. Homem simples, honesto e trabalhador. Fez história na nossa cidade. A frase talvez, para mim, que marcou, ele dizia quando olhava e via que determinada coisa não daria certo: 'Ó, Ney, isso aí não vira nada, viu?' Para mim, o que vai ficar é esse 'não vira nada' do Bimbo."

Wagner Del Buono (vereador): "Falar do Bimbo é fácil. O Bimbo foi um grande político na nossa cidade. Participou de oito ou nove eleições. Ganhou todas. Era uma pessoa ímpar na sociedade, grande pai, grande chefe de família. Vai fazer muita falta à nossa sociedade. Era uma pessoa por quem tinha grande admiração e um grande respeito. Serra Negra perde muito com o falecimento do nosso vice-prefeito."

Renato Giachetto (vereador): "Grande Bimbo, um vitorioso! Foi vereador, vice-prefeito e prefeito. Todas as eleições que participou, venceu. Foi um homem de envergadura moral, honesto, trabalhador, austero, sincero, prático, sem meias palavras, verdadeiro, batia de frente, fazia valer o seu sim e o seu não, bom marido e bom pai. Que Deus ilumine a sua jornada e que a espiritualidade o receba de braços abertos."

Roberto de Almeida (vereador): "Tinha muito respeito por seu Antônio, assim como eu o chamava. Poucas vezes eu o chamei pelo apelido. Acho que era uma forma de mostrar respeito pela pessoa dele e não pela história política. Apesar de sermos de grupos políticos distintos, sempre tive admiração por ele. Serra Negra perdeu demais com seu falecimento. Bimbo era sincero, transparente, não mandava recado, o que tinha de falar ele falava.  Nossa última conversa foi rápida, como vai, como está e vamos bater um papo. Foi a nossa última conversa na Coronel Pedro Penteado. Que Deus o tenha e que ele possa olhar por sua família."

Paulo Marchi Giannini (ex-vereador): "Não estou em condição de falar a respeito. Estou muito sentido com o acontecimento. Obrigado."

Ricardo Fioravanti (ex-vereador): "Com o Bimbo é uma longa história. Estudei a vida inteira, desde o maternal, com o Demétrius, filho dele. Sou amigo de dormir na casa dele quando criança. Não foi uma ou duas vezes, foram anos. Ele e meu pai foram vereadores juntos, durante dois mandatos. Em um deles, o Bimbo foi vice-prefeito e meu pai era presidente da Câmara Municipal. Depois fui vereador e presidente da Câmara quando ele foi prefeito. Sempre ouvia as pessoas, ouvia a Câmara, respeitou o Legislativo. Por ter sido vereador, prefeito e vice-prefeito, sabia a importância da Câmara Municipal. Quando tinha algum problema de algum bairro ou alguma coisa específica, ele sempre dava atenção, sempre ouvia o vereador. Era uma pessoa ímpar. Só tenho a tecer elogios sobre ele."

Edson Marquezine (ex-vereador): "Meu pai sempre foi grande amigo do Bimbo desde que foi prefeito de Serra Negra em 1978, quando fez muitas obras importantes na cidade. Uma delas foi a tubulação no Santa Maria para acabar com as enchentes na Avenida João Gerosa. Tive o prazer de ser vereador na segunda gestão do Bimbo e fiz oposição a ele. É difícil fazer oposição ao Bimbo, porque sua administração é correta, honesta, pontual, norteada pelos interesses da população. Todas as vezes que fazíamos alguma crítica ou sugestão de mudança, ele sempre nos respeitou e atendeu bem. Ele deixa um legado para os políticos, que já não se fazem como antigamente. É um legado de político honesto, que anda pelas ruas, calçadas que não tem medo do povo. Aos sábados e domingos, quando andava pelas ruas se havia lixo no chão, recolhia e colocava na lixeira. Deixou dinheiro em caixa sempre. Foi campeão das eleições, disputou oito eleições e venceu todas. Meus sentimentos à família."

Beraldo Cattini (vereador): "Ficamos muito tristes, mas ele era um homem de fibra, de caráter. Eu o conheço desde criança. Dona Zaira, sua esposa, foi minha primeira professora, na Fazenda São Luís, no Bairro dos Leais. Ele é chamado de lenda na política pelo seu trabalho fantástico com todas as contas aprovadas. Quando tomou posse o atual Conselho Tutelar, ele me disse uma frase que demonstra a sua visão política: 'Na minha época a gente não podia subir na porteira da entrada da fazenda que era desrespeito, hoje damos posse ao Conselho Tutelar para cuidar da criança e adolescente.' Serra Negra perde um grande líder político."

Daniela Biller (médica, diretora clínica do Hospital Santa Rosa de Lima): "Pessoa ímpar, um grande homem, pai, esposo, amigo e político. Lembro-me do Bimbo desde seu primeiro mandato como prefeito, quando eu ainda era criança e sua irmã, dona Franca, era minha professora. Sempre o admirei e, ainda mais, sua esposa Zaira, que se tornou meus grandes amigos. Obrigada Bimbo pela história que escreveu. Gratidão. Nunca me esquecerei do dia em que enterrei meu pai, Dona Zaira e o sr. Bimbo estavam ao meu lado para me confortar. O céu está em festas, querido Bimbo. Dona Zaira, Demétrius, Dona Franca, sintam-se abraçados fortemente por mim e minha família. Profundos pêsames."

Rodrigo Magaldi (médico e ex-vice-prefeito): "Bimbo fez a revolução na educação, partiu de uma educação mínima para a quinta melhor do Estado, a 18ª do país, uma das melhores alimentações em escola. Além disso, perdemos um cara espetacular, correto, que só demonstrou na vida pública e privada correção. Homem rígido, com coração gigantesco, que cuidava dos bens públicos como seus."

Daniel Coregio (advogado): "O Bimbo foi um homem que me ensinou muito. Tive uma excelente experiência de vida com ele. Ele tinha hábitos simples e um coração maravilhoso. Sabia tramitar e comunicar em todos ambientes. Era um profundo conhecedor da natureza humana. Descanse em paz, meu amigo."

Maria Aparecida Dallari Guirelli  (presidenta do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis): O sr. Bimbo era muito afetivo, transparente, franco com as pessoas. Conversava com as pessoas olhando no olho. A honestidade é muito importante. Como prefeito, ajudou o Lar, durante sua administração foi feita uma grande reforma no prédio do asilo, com parte de bombeiro e telhado. Ele também se preocupava com o Hospital Santa Rosa de Lima. Dentro do que ele podia, sempre ajudou o hospital. Foi uma pessoa que só fez o bem, o melhor que podia fazer na vida. Com certeza está num lugar muito bom. Sua missão aqui está cumprida e retorna a outro plano."


SEJA NOSSO PARCEIRO!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários