//PANDEMIA// Serra Negra endurece regras para comércio e serviço. Mas só depois do feriado



Serra Negra vai adotar medidas mais restritivas de funcionamento da economia depois do feriado de Corpus Christi. O prefeito Elmir Chedid (DEM) anunciou no fim da tarde desta sexta-feira, 4 de junho, um novo decreto municipal com novas regras que vão vigorar no período de 7 a 13 de junho. A decisão provocou críticas da população nas redes sociais.

O prefeito explicou em vídeo divulgado na página da Prefeitura de Serra Negra no Facebook que o agravamento da pandemia no município, com o registro de dezenas de novos casos de covid-19 diariamente e a adoção de medidas mais restritivas por diversos municípios antes do feriado levaram à mudança das regras a partir de segunda-feira.

Entre as principais medidas adotadas pelo Decreto Municipal 5.230 destacam-se a proibição do atendimento presencial em bares, lanchonetes, restaurantes e pizzarias, que estiveram lotados nesta sexta-feira, 4 de junho, segundo dia do feriado.

A partir de segunda-feira, esses estabelecimentos voltam a funcionar apenas em sistema de delivery, retirada no local (take away) e drive thru, até às 22 horas.

O comércio não essencial também terá funcionamento restrito. As lojas voltam a funcionar das 11 horas às 17 horas, limitadas a 30% da capacidade, além de obrigatoriedade de aferição de temperatura e oferta de álcool em gel na entrada.

O comércio essencial volta a ter a capacidade limitada a 30%, com acesso limitado a uma pessoa por família e funcionamento encerrado às 20 horas.

Enxurrada de críticas

A adoção das medidas restritivas apenas depois do feriado provocou uma enxurrada de críticas da população à prefeitura nas redes sociais, em especial na página do Facebook da prefeitura.

Parte das críticas é dirigida ao prefeito Elmir Chedid. 

“Não tem vergonha na cara mesmo", disse um morador de Serra Negra. 

“Ah mais que beleza! O prefeito espera o vírus fazer a festa na cidade, pra anunciar o novo decreto! E assim vamos nós né, o COVID nunca acaba desse jeito”, afirmou outro serrano. 

“Esse Prefeito está de palhaçada com os moradores de Serra negra”, disse outro.

A maioria dos comentários foi dirigida contra o afluxo de turistas no feriado e o fechamento da economia só na segunda-feira. 

“Depois de tantos turistas na cidade? A conta chega daqui 15 dias”, disse um serrano. 

“Cidade lotada no feriado pode. No fim quem paga são os moradores, sem escola, tudo fechado...”, comentou outro.

Os empresários também foram alvo de críticas.

“As lojas continuam abertas, hotéis abertos para os turistas continuarem a vir, agora quem paga a conta da irresponsabilidade do feriado são os moradores”, queixou-se um cidadão.

Também houve quem reclamou do pedido para os serranos não irem aos pontos turísticos neste feriado, feito por entidades empresariais e pela Comissão Municipal de Turismo: "Deixa ver se entendi. Tem um documento que diz pro munícipe, que trabalha e paga seus impostos, ficar em casa enqto a cidade ta lotada de turistas? Eh serio isso?? Alguem me explica?", escreveu  o cidadão, indignado.

A decisão de manter a economia aberta durante o feriado foi elogiada em alguns comentários. “Quem quiser, fique em casa. E parem de encher o saco de quem precisa trabalhar”, afirmou um serrano.

"Nunca vi tanto mimimi junto!!! Se fecha é porque fechou, se abre é porque abriu...tenha paciência!!! Mas calma, nem Jesus Cristo agradou todo mundo neh, imagina uma administração em plena pandemia mundial”, disse outro.

A seguir as principais medidas do novo decreto:

- Os templos e cultos religiosos passam a ter capacidade limitada a 30%, com duração máxima de 40 minutos com intervalo de duas horas e funcionamento até às 20 horas.

- Os salões de beleza podem atender até às 19 horas com um agendamento por vez e proibição de clientes esperando o atendimento.

- As academias e centros de ginástica permanecerão fechados, assim como os pontos turísticos. As aulas nas redes estadual, municipal e particular de ensino vão estar suspensas.

- Haverá multa de 100 Ufesps para os proprietários de imóveis em caso de realização de festas, eventos e reuniões com mais de dez pessoas. O proprietário será também encaminhado à autoridade policial para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência.

- Hotéis, pousadas, chalés e estabelecimentos voltam a funcionar com capacidade reduzida a 30%, além de proibição de realização de eventos, recreação, shows e atividades correlatas.

- Os postos de combustíveis e farmácias funcionam normalmente, respeitando as regras de uso de máscaras e distanciamento social. 


Colabore com o Viva!, diga "não" às fake news! 

Clique no link:

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.