//PANDEMIA// Fase de transição é prorrogada até 30 de junho com piora na situação



O governo paulista decidiu, mais uma vez, prorrogar a fase de transição do Plano São Paulo de combate à covid-19. A expectativa era iniciar uma nova fase a partir de 14 de junho, mas com o crescimento de casos da doença no Estado, o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo decidiu orientar o governo a manter a fase de transição até o dia 30 de junho. As regras já em vigência serão mantidas, inclusive o toque de recolher entre 21 horas e 5 horas.

Na fase de transição, comércio e serviços podem funcionar entre as 6 horas e 21 horas, com limite de 40% de ocupação.

A fase de transição está em vigor no Estado desde o dia 18 de abril e, em princípio, iria funcionar apenas por duas semanas. Com o aumento dos casos e de internações por covid-19, a fase de transição foi sendo prorrogada e já está há quase dois meses em vigor.

Em Serra Negra, segundo decreto municipal, está proibido o atendimento presencial em bares, lanchonetes, restaurantes e pizzarias, até o domingo, 13 de junho. Esses estabelecimentos podem funcionar apenas em sistema de delivery, retirada no local (take away) e drive thru, até às 22 horas.

O comércio não essencial também está com funcionamento restrito, das 11 horas às 17 horas, limitado a 30% da capacidade, além de obrigatoriedade de aferição de temperatura e oferta de álcool em gel na entrada. E o comércio essencial pode atender a apenas uma pessoa por família e funcionar até as 20 horas.

Na última semana, o Estado de São Paulo apresentou crescimento de 35,1% no número de casos em relação à semana anterior, com média diária de 14.330 novos casos. Esse aumento, segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, se deve a dois fatores: aumento da testagem e problema na plataforma e-SUS, que provocou atrasos no registro de novos casos e um acúmulo de casos na semana passada.

Já as internações cresceram 0,6% na semana passada em relação à semana anterior, com média de 2.688 internações por dia. Os óbitos também tiveram aumento no período: o incremento foi de 19,5%, com média móvel de 417 mortes por dia.

Atualmente, o Estado registra 11.189 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) e 13.358 em enfermarias. Na quarta-feira passada, havia 10.925 pessoas internadas em UTIs, patamar que já era considerado alto. 

Incentivo na economia

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, anunciou a extensão de benefícios concedidos a estabelecimentos comerciais afetados pela pandemia, com a não suspensão do fornecimento de água pela Sabesp e um programa de renegociação de débitos. O alvo são 600 mil estabelecimentos que têm consumo de até 100 metros cúbicos ao mês.

A vigência é de 1º de junho a 31 de agosto e não haverá a interrupção dos serviços da Sabesp no período. Os débitos existentes, incluindo acordos durante a pandemia, poderão ser renegociados sem multa e juros, e os estabelecimentos negativados terão os efeitos suspensos após a repactuação. O prazo de parcelamento é de até 12 meses.

“O incentivo do Estado para empresas passa pela concessão de mais de R$ 2 bilhões em créditos e microcréditos pelo Desenvolve SP e Banco do Povo, além de parcerias com o Sebrae e a Junta Comercial para abertura de empresas”, afirmou Patrícia. (Com informações da Agência Brasil)


Seja nosso parceiro!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários