//OPINIÃO// Sete mortes e 51 casos em um dia: como chegamos a isso?



Carlos Motta


Escolha uma alternativa.

O aumento de casos de covid-19 e das mortes provocadas pela doença em Serra Negra teve como causa: 

1) O feriadão de Corpus Christi;

2) A realização de mais testes;

3) Os churrascos e festas;

4) O descaso da população que não usa máscaras e se aglomera;

5) Os cultos religiosos;

6) O descumprimento dos protocolos por parte do comércio e setor de serviços;

7) Tudo isso junto e outros fatores.

Bem, seja lá qual for a resposta para a tragédia em que se transformou a pandemia de covid-19 na cidade, com números assustadores que só crescem a cada dia, um fato é inegável: a prefeitura tem de fazer algo imediatamente.

Neste mês de junho, até a quarta-feira, dia 16, foram registrados mais 340 casos da doença, 21 casos em média por dia. Em comparação com o último dia de maio, o avanço foi de 16%. Em todo o mês de maio, houve 17 mortes na cidade - nos 16 dias de junho, elas já são 14. 

Achar as causas do descontrole - ou os culpados - deve ficar para depois.

Agora, mais importante é que as autoridades parem de vez com as meias medidas que vêm adotando, esse abre e fecha interminável, esse titubeio entre a falsa escolha vida/economia.

Nesta pandemia terrível uma só voz deve ser ouvida - a da ciência.

Quanto mais se demorar para seguir as recomendações dos sanitaristas, infectologistas, sociedades médicas nacionais e internacionais; quanto mais se insistir em soluções "mágicas", como medicamentos ineficazes, chás, rezas ou benzimentos; quanto mais se acreditar em fake news; quanto mais se negar a extrema gravidade da doença, mais vidas se perderão, mais parentes e amigos sofrerão com as sequelas profundas dessa que foi rotulada de uma "gripezinha" pelo ocupante do Palácio do Planalto.

E além disso, é mais que urgente que a Prefeitura de Serra Negra repense a sua comunicação com a comunidade. A maneira que está informando a população sobre a evolução da pandemia na cidade serve apenas para a proliferação de boatos.

Os boletins diários que publica nas redes sociais - o site oficial ainda se encontra, inexplicavelmente, fora do ar - mostram apenas números, sem explicar as suas causas. 

Ao ler que num só dia sete pessoas morreram e outras 51 se infectaram com o coronavírus, é mais que normal que, além da surpresa e da tristeza, todos façam a mais óbvia das perguntas:

- Como isso foi possível?


Seja nosso parceiro!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários

  1. E os vereadores fazem moção ao prefeito por reabertura de segmentos não essenciais. Acredito que todas as causas do descontrole da pandemia na cidade implicam em uma única atitude por parte dos envolvidos: INSANIDADE!

    ResponderExcluir
  2. O melhor é que o poupatempo está aberto contrariando o decreto, vários funcionários positivo e a vigilância não fechou um dia para limpeza do ambiente, sábado nenhum lugar vai poder atender presencialmente, mas o poupatempo vai estar funcionando normalmente, eles estão acima da lei e está a festa do Covid.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.