//OPINIÃO// Praticar esporte é essencial. Mas agora, melhor ao ar livre



Salete Silva

Tramita na Câmara Municipal de Serra Negra um projeto de lei que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população do município de Serra Negra. O projeto deverá ser votado na sessão ordinária da próxima segunda-feira, 21 de junho.

O assunto tem recebido atenção especial dos vereadores. Na sessão de segunda-feira, 14 de junho, a Câmara aprovou uma moção de apelo ao Executivo para que analise, em caráter de urgência, a possibilidade de liberar o funcionamento das academias, clubes e estúdios.

Esses estabelecimentos estão com o atendimento suspenso pelo decreto municipal que restringe a atividade econômica da cidade. Os vereadores alegam que além de respeitar todos os protocolos sanitários e horários, os treinadores já foram vacinados, o que garantiria a reabertura de forma segura.

O fechamento das academias, clube e estúdios durante a pandemia foi um dos argumentos apresentados no projeto de lei de autoria do vereador da oposição Roberto de Almeida (Republicanos) e da situação Renato Giachetto (DEM) e do próprio presidente da Câmara, César Augusto Borboni, o Ney (PSC).

O projeto propõe que as academias permaneçam abertas mesmo quando forem adotadas medidas mais restritivas de funcionamento da economia pelo município. Os vereadores argumentam que outras cidades do Estado já reconhecem a prática da atividade física como serviço essencial.

A importância da atividade física para a saúde, segundo médicos e profissionais de educação física, está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida do cidadão.

O principal argumento é que a atividade física reduz os riscos para doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, baixa imunidade e transtornos emocionais.

Alguns estudos, no entanto, incluem as academias de ginásticas entre os locais de maior risco de contaminação, e outros sugerem que esses riscos podem ser minimizados com o uso de máscaras e a adoção de medidas de segurança.

Considerando que Serra Negra é uma cidade muito propícia a atividades físicas ao ar livre, os vereadores deveriam ter a mesma preocupação de estimular os cidadãos a praticar caminhadas, corridas e em especial a utilizar as academias ao ar livre instaladas pela administração municipal em diversos pontos da cidade.

A atividade física é essencial independentemente se praticada em academias ou ao ar livre. Neste momento em que a cidade e toda a região do Circuito das Águas Paulista apresentam índices de contaminação superiores à média registrada no Estado de São Paulo o incentivo deveria ser pela prática de atividade física ao ar livre.

As academias ao ar livre da cidade estão praticamente ociosas. Se os profissionais de educação física já estão vacinados poderiam ser aproveitados pela prefeitura nessas academias para orientar os usuários.

O número de pessoas que frequentemente caminha ou corre pelas praças e ruas da cidade é visivelmente inferior ao potencial do município. Com campanhas de conscientização e estímulo, mais serranos devem aderir à prática, em especial os que perderam renda e estão sem recursos financeiros para frequentar academias. 

Se a intenção da Secretaria Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) é tornar o turismo ecológico e esportivo uma marca da cidade, poderiam começar com a conscientização da importância da prática de atividade física ao ar livre enquanto a pandemia não for debelada. 


Seja nosso parceiro!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários